Neste novo vídeo no canal da Buildings no Youtube, Fernando Didziakas avalia o fechamento dos dados do mercado de escritório, de lajes corporativas, neste 2T 2021 em São Paulo. 69216p
Como trouxemos em análises anteriores, o mercado imobiliário começa a ar por um momento de recuperação, mas ainda colhe os impactos que a pandemia trouxe ao longo de 2020 e neste primeiro semestre de 2021.
O objetivo aqui é olhar os números de forma macro e entender o que eles revelam, e quais tendências se desenham para os próximos meses.
Análise histórica 156jk
Segundo o monitoramento da Buildings, existem 249 imóveis comerciais de alto padrão na cidade de São Paulo. O estoque total aumentou com a entrega de novos empreendimentos, mas o número total se manteve o mesmo.
Isso porque a Buildings possui alguns critérios de avaliação para a classificado de um prédio. Eles podem nascer como classe A e depois de alguns anos serem reavaliados e, com isso, migrarem para a classe B. E também podem ser classe C, por exemplo, e ar por um processo de retrofit sendo reclassificado para B.
Como se pode ver no fechamento deste 2T 2021, o crescimento do novo estoque foi de quase 80 mil m² entregues. Sobre a atividade construtiva, ela permanece com 440 mil ainda em construção.
Houve um decréscimo na ocupação nominal de m² de 3,200 milhões m² para 3,230 milhões de m², o que gera absorção líquida negativa – que é quando o mercado deixa de crescer de um trimestre a outro.
Infelizmente temos sofrido nestes últimos meses com algumas devoluções de espaços em razão do home office. Com isso, claro, a taxa de vacância subiu e está por volta de 22%.
Sobre o novo estoque e absorção líquida, o mercado perdeu 46 mil m² de ocupação e ganhou quase 80 mil m².
Novo estoque 5k2573
Quando olhamos para o novo estoque são quatro empreendimentos:
River One – que está na estrutura de fundos imobiliários. Ele já foi entregue e está com 100% de vacância. Ele também se destaque por ser de uso misto, ou seja, espaços de locação comercial e residencial. O valor do aluguel por m² é de R$ 130. Este empreendimento dá o pela ponte Eusébio Matoso.
Faria Lima Plaza – também está dentro da estrutura de fundos imobiliários, do XPPR11, que detém 40% deste empreendimento.
-
Não deixe de baixar o Buildings Mobile. Clique aqui. g172d
-
Ainda não conhece o Funds Data? É a plataforma desenvolvida pela Buildings e Funds Explorer para beneficiar investidores de fundos imobiliários pessoa física. Clique aqui para saber mais. 1a3a2y
Para conferir o vídeo na íntegra, veja abaixo:
Lembrando que por meio da plataforma CRE Tool (utilizada no vídeo), é possível obter todas as informações sobre o mercado logístico, de escritórios e fundos imobiliários.
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj