Vídeo novo: análise do mercado de escritórios em Porto Alegre 6c1tx

Neste novo vídeo no canal da Buildings no Youtube, Christofer Mariano traz os números do mercado de escritórios de Porto Alegre, RS. 4f5s2t

Hoje a Buildings monitora 288 imóveis. Neste número estão inclusos os prédios em construção e também em projeto.

Porto Alegre possui um estoque total de 1.351 milhão de m², distribuído em 287 edifícios comerciais prontos. Deste total, 245 mil m² estão vagos, o que representa 18% do estoque da cidade. Sobre as áreas ofertadas, aquelas as quais os inquilinos já avisaram que desocuparão em breve, são 7.300 mil m². Os imóveis que estão na estrutura de Fundos Imobiliários representam 14.698 mil m².

Olhando apenas para o universo corporate (de grandes lajes corporativas), a cidade possui 109 prédios, o que representa 641 mil m², com uma taxa de vacância de 14% (todas as classes). Isso equivale a 87 mil m² vagos.

Ainda sobre o mercado de lajes de alto padrão (classe A) são apenas 16 edifícios comerciais. Curitiba, por exemplo, possui o dobro disso. Isso representa uma área 163 mil m², com uma taxa de vacância de 17%.

O histórico da cidade, desde nosso monitoramento em 2014, se mantém numa certa estabilidade. O maior impacto na vacância foram de novas entregas ocorridas. Houve absorção líquida negativa, o mercado sofreu com algumas devoluções, mas segue retomando as ocupações.

Ocupação 6cp5c

Os prédios estão espalhados, alguns se localizam nas regiões principais. O centro detém a maior concentração, e a Avenida Carlos Gomes, também.

Do estoque total de edifícios padrão Corporate, 90 mil m² estão vagos. Desde 2018 não há atividade construtiva na cidade, o que contribui para a estabilidade da taxa de vacância. A maior ocupação de Porto Alegre é por órgãos públicos (24%) do mercado ou cerca de 130 mil m²; em segundo lugar são os serviços financeiros, com 13%. Logo depois vem o setor de advocacia com 4%, cerca de 25 mil m².

  • Não deixe de baixar o Buildings Mobile. Clique aqui. g172d
  • Ainda não conhece o Funds Data? É a plataforma desenvolvida pela Buildings e Funds Explorer para beneficiar investidores de fundos imobiliários pessoa física. Clique aqui para saber mais. 1a3a2y

Quanto aos FIIs, a cidade possui apenas dois Fundos Imobiliários com ativos: o HGRE11  e o BBPO11. Estes dois também possuem ativos em Curitiba, e o BBPRO11 tem ativos também em Florianópolis.

Para conferir o vídeo na íntegra, veja abaixo:

Lembrando que por meio da plataforma CRE Tool (utilizada no vídeo), é possível obter todas as informações sobre o mercado logístico, de escritórios e fundos imobiliários.

>> Conheça a ferramenta CRE Tool 10481f

Confira os demais vídeos da Série Cidades: b1d2u

Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings 1u41i

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading