Primeira sede Latino Americana da SUSE, na cidade de São Paulo, recebe projeto que une a modernidade das empresas de tecnologia com elementos brasileiros.
Presente em mais de 40 países, contando com Canadá e EUA, a SUSE é conhecida como uma empresa inovadora na área de tecnologia, com mais de 25 anos de existência e pioneira na venda de software Open Source. Trata-se de primeira empresa a comercializar distribuições de Linux Enterprise, além de possuir uma das maiores bases instaladas de Linux no mundo. A SUSE oferece soluções e serviços para nuvem, armazenamento, desktop e segue na liderança em fornecimento de plataforma para missão crítica, mainframe, SAP HANA e alta disponibilidade. A multinacional oferece uma família de produtos centrados no SUSE Linux Enterprise, a plataforma mais interoperável para a computação crítica em ambientes físicos, virtuais e em nuvem.
Como parte natural da expansão da empresa – que ainda não possuía uma sede no Brasil – a SUSE escolheu a
Provecto Smart Offices para a implantação de seu primeiro escritório na América Latina, na capital paulista, no edifício V.O.C, na região da Vila Olímpia. Uma das necessidades do projeto era a necessidade de evidenciar a forma de trabalho moderna, característica comum das empresas de tecnologia. Mediante alinhamento realizado em reuniões com o time SUSE global, foi identificada a ideia de trazer a empresa para o contexto nacional, por meio da utilização de acabamentos locais e com um toque de brasilidade.
O contato do escritório de arquitetura com a SUSE foi feito remotamente e o alinhamento do projeto foi realizado por meio do software Revit, que permitiu visualizações rápidas e fáceis do projeto, para que o cliente pudesse entender todo o processo de execução, com a modelagem completa da arquitetura, desde a estrutura, da laje aparente e de todas as interferências. Outro recurso importante foram as imagens 3D, por meio das quais foi possível mostrar os principais ângulos do projeto. A visualização do projeto em tempo real e de forma remota foi fundamental para a definição do projeto e para a compreensão de todos os investimentos e recursos propostos.
O processo remoto precisou, ainda, de mais recursos para alcançar o sucesso. Para isso, a Provecto realizou, além da consultoria inicial, uma série de visitas técnicas ao empreendimento e envolveu todas as equipes internas, em um projeto integrado que abrangeu desde o primeiro contato até a pós ocupação. A Provecto contou com o sistema Sincron, que permite que o cliente e a obra remotamente, facilitando a comunicação e a interação.
Detalhes e particularidades
Já no o ao escritório, o projeto revela os padrões obrigatórios ados pela SUSE: a sala de estar na qual o visitante aguarda para ser atendido é integrada ao coffee, à sala de treinamento e à sala de reunião. Nesta área, assim como em todo o projeto foram utilizados acabamentos industriais, com elementos de designers brasileiros, para tornar o espaço acolhedor e atribuir a identidade visual particular para a unidade. Ainda na área de chegada dos visitantes, foi inserido um com um revestimento em porcelanato tipicamente brasileiro, da linha Bossa, juntamente com um móvel de estilo industrial, confeccionado em chapa de aço, uma referência à tecnologia de software. O tapete colorido, produzido artesanalmente em crochê, funciona de forma combinada com as poltronas de madeira com design brasileiro, do renomado arquiteto Sérgio Rodrigues.

Foto: Evelyn Müller
Na área de staff, cores e elementos da arquitetura brasileira, como o cobogó cerâmico, foram aplicados para personalizar o ambiente e diferenciar os espaços. Salas de reuniões informais, phone booth e puffs modulares permitem fácil mobilidade e possibilitam diversas configurações de uso, justamente para permitir a variação da forma de trabalhar e de criar. O projeto inovador, que foi montado no modelo open space, transforma estações de trabalho convencionais em grandes mesas sem lugares marcados, dando mais flexibilidade para o dia a dia e para as tarefas dos colaboradores, além de promover integração e troca de conhecimentos.
Seguindo o modelo industrial, toda a infraestrutura de ar condicionado é aparente. Existe, também, um bom aproveitamento da iluminação natural, complementada com a iluminação dos pendentes sob as estações de trabalho e com a iluminação decorativa das áreas reservadas para reuniões informais. As salas da diretoria foram projetadas próximas às janelas, também para o melhor aproveitamento da luz natural. Com a proposta de escritório moderno e descontraído, foram aplicadas cores e texturas de forma equilibradas nas paredes, bem como mobiliário decorativo e carpetes. Na recepção, foi utilizado piso em vinílico cinza e nas salas de reuniões e staff foram escolhidos carpetes, que auxiliam no tratamento acústico.
Um dos destaques do projeto é o locker colorido, com cores fortes e impactantes e que é duplamente funcional. Além de servir como armário, o elemento separa a área de staff das áreas de reuniões informais e de phone booth.
Ao todo, são dezoito estações de trabalho, com mesas compartilhadas e três salas fechadas, porém totalmente construídas em vidro. Essas salas são destinadas aos trabalhos que requerem maior concentração. Em outra sala, também totalmente envidraçada, foram alocados os desenvolvedores que possuem um trabalho mais analítico e que exige bastante concentração. Próximo ao terraço, está a copa, que se integra ao staff e o terraço. E esse espaço foi pensado para permitir a expansão das áreas de reuniões informais, ampliando, dessa forma, as áreas de criação e favorecendo a diferenciação dos espaços.
Para o cliente, que veio ao Brasil uma única vez, receber o escritório em pleno funcionamento foi importante, assim como ter um único interlocutor auxiliando em todo o processo, desde os detalhes pontuais de todas as disciplinas do processo turn key até a execução da obra, bem como com as questões burocráticas governamentais e com os equipamentos específicos importados pela empresa.
Deixe uma resposta