Além disso, uma maior demanda por espaços de trabalho no setor leste, em detrimento do centro da capital, que continua com êxodo de inquilinos.
Se observarmos os Submercados Las Condes e Vitacura, os dados do 2º trimestre registrados pela Buildings apontam que os números de absorção líquida foram positivas. Isso é o contrário do Centro que registrou devolução considerável.
A absorção líquida do mercado Classe A destes três mercados foram:
- Las Condes registrou 12,8 mil m²;
- Vitacura 4,9 mil m²;
- Centro negativo em 23,7 mil.
Nesse sentido, a devolução principal que deixou o número do Centro muito negativo foi a saída da Metlife no edifício completo (na Rua Agustinas, 640). Para conferir todos os indicadores do semestre do mercado imobiliário corporativo de Santiago, e a plataforma CRE Tool.
Leia também:
– Buildings libera prévia de escritórios e logístico do 3º trimestre de 2024; confira
– Buildings HUB: a nova ferramenta de conteúdo do mercado imobiliário corporativo
Redução da vacância de escritórios Classe A+/A em Santiago 6w6y47
O mercado de escritórios de alto padrão na Região Metropolitana de Santiago está ando por mudanças significativas, com aumento da demanda no setor leste e um contínuo êxodo do centro da cidade.
Nesse sentido, segundo o portal Cimenta as empresas estão retornando ao trabalho presencial, reduzindo a vacância de escritórios Classe A+/A para 10,7% no primeiro semestre de 2024, com expectativas de queda abaixo de 10% até o final do ano.
Os submercados mais consolidados, como El Golf e Nueva Las Condes, já apresentam vacâncias abaixo de 10%, impulsionando um aumento nos preços de aluguel.
‘Vemos de forma provável que a tendência de diminuição da vacância continue nos próximos períodos, esperando que a vacância média ao final do ano já esteja abaixo de 10%”, destacou Matías Bucci, subgerente da área de Estudos da Colliers, referente à queda na vacância de escritórios Classe A+/A (de alto padrão).
A Cushman & Wakefield observa que a vacância dificilmente cairá abaixo de 10% devido à chegada de novos projetos, que aumentam a superfície disponível.
Segundo números da consultoria, 63% da oferta disponível está sendo alugada com espaços previamente habilitados (espaço entregue com piso e forro), com uma tarifa que varia entre 0,36 UF/m² e 0,61 UF/m².
Dessa forma, o valor médio de aluguel diminuiu para 0,51 UF/m², principalmente devido a uma importante superfície desocupada no submercado do Centro de Santiago.
A tendência nos valores depende principalmente do setor; por exemplo, no Centro de Santiago deve continuar em queda, enquanto em Nueva Las Condes em alta. Isso, em resposta às dinâmicas de demanda de cada setor ou submercado’, afirmou Felipe Riveros, líder de Brokerage de Escritórios da Cushman & Wakefield Chile. Para conferir todos os indicadores do semestre do mercado imobiliário corporativo de Santiago, e a plataforma CRE Tool.
Análise da GPS Property 101o3c
A GPS Property destaca que, apesar do aumento trimestral da vacância, a tendência é de estabilização, com expectativa de manutenção abaixo de 10% até o final de 2024.
Segundo Francisco Rojas, diretor executivo da GPS Property, o 1T de 2024 registrou uma vacância do mercado de escritórios Classe A/A+ em 9,6%. Isso representa um aumento em comparação com o trimestre anterior, quando estava em 9,2%. Mas quando se compara o 2T de 2024 com o mesmo período do ano anterior, os números mostram uma redução da vacância. Houve um recuo de 7,9% no espaço disponível, ando de 278.442 m² (no 2T de 2023) para 260.092 m² (2T de 2024).
No Centro de Santiago, espera-se a continuação da devolução de espaços, pressionando os preços para baixo, enquanto no setor leste os preços podem se estabilizar ou aumentar.
Considerações da JLL 3c431z
Já a consultoria JLL projeta uma tendência de absorção líquida positiva e estabilização de preços, com a vacância em torno de 8,3%. No entanto, a empresa também destaca a construção de novos edifícios comerciais, alguns parados na gaveta há alguns anos; alguns destes acabaram mudando seu destino para habitacional, ou seja, projetos que antes eram destinados a escritórios, hoje foram alterados e destinados para uso residencial.
Segundo relatório a JLL, o mercado de escritórios está na fase de Estabilização. Nesta etapa, dadas as atuais condições econômicas e de mercado, estima-se que possa se estender também para 2025. Essa fala é de Alessandro Piffardi, analista de pesquisa e avaliação da JLL Chile.
Em qualquer caso, manifestou que uma vacância em torno de 10% é uma cifra ‘saudável’.
‘Se apenas olharmos para este indicador, de forma alguma nos fale de um mercado depreciado, no caso de Santiago’, assegurou o executivo.
Em geral, o mercado de escritórios em Santiago está em uma fase de estabilização, com cautela nas decisões de investimento e desenvolvimento de novos projetos. Para conferir todos os indicadores do semestre do mercado imobiliário corporativo de Santiago, e a plataforma CRE Tool.
Confira análise completa publicada no portal Cimenta
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj