Shopee acelera: gigante do e-commerce expande presença em MG com novos hubs logísticos

Shopee marca nova presença em Minas Gerais, reforçando sua rede de distribuição nacional. Veja como a empresa de e-commerce expandiu sua ocupação em condomínios logísticos de 11.800 m² em 2022 para 628.185 m² em 2024.    

Uma das líderes no mercado de e-commerce, a Shopee, expandiu sua presença em Minas Gerais com a inauguração de novos hubs logísticos. As cidades escolhidas são Barbacena (Serra da Mantiqueira), Extrema (Sul de Minas) e Ubá (Zona da Mata).

Além disso, essas unidades operam no modelo de última milha, facilitando a entrega direta de mercadorias de vendedores brasileiros aos consumidores finais.

Como resultado dessa expansão, Minas Gerais agora abriga 19 unidades logísticas e um Centro de Distribuição (CD) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com notícia do Diário do Comércio, Rafael Flores, head de malha e expansão logística da Shopee, destaca a importância estratégica do estado. Adicionalmente, ele aponta que com as novas unidades, a empresa visa aumentar a capacidade logística em até quatro vezes nas regiões atendidas.

“Antes de abrirmos as nossas próprias operações, trabalhamos com vários parceiros, muitas vezes pequenas transportadoras locais, que são super importantes para nós dentro da logística das entregas. Nesse sentido, quando colocamos alguma operação nossa mais próxima na região, temos muito mais capacidade do que os parceiros em alguns locais”, avalia.

Leia também:
Brookfield vende shoppings em São Paulo em megatransação bilionária
– Mercado Livre investe em expansão logística com megaprojetos em SP e BA
– Chile no topo: setor logístico tem o m² mais valorizado da América Latina em 2024

Presente no Brasil desde o 3T de 2021, ou seja, durante a pandemia, a Shopee caiu nas graças dos brasileiros, e segue ganhando a preferência de muitos consumidores. Com as pessoas confinadas em suas casas, as compras on-line tiveram um boom. E a empresa surfou muito bem nesta onda.

Com uma modesta ocupação inicial de 11.800 m² no Brasil em 2021, atualmente a empresa ocupa uma área igual a 628.185 m², o equivalente a 59 ocupações diferentes. Isso representa um crescimento de 5224% em apenas 13 trimestres.

Apenas no 3T/2024 (ainda não fechado), a empresa já alugou áreas em seis condomínios diferentes, totalizando mais de 28 mil m².

Confira no gráfico abaixo o que os dados da Buildings mostram do total de área industrial ocupada pela empresa no Brasil, trimestre a trimestre, desde o 3º trimestre de 2021.

Minas Gerais se torna peça-chave na rede logística nacional da Shopee

Inicialmente, antes de estabelecer suas operações próprias, a Shopee colaborava com diversas transportadoras locais, essenciais para a logística de entregas.

Agora, os novos hubs em Minas Gerais reforçam o compromisso da Shopee em melhorar a experiência de compra online, proporcionando uma conexão mais rápida e eficiente entre vendedores e consumidores.

Além disso, a localização estratégica de Minas é um dos fatores que tornam o estado vital para a logística da Shopee.

De fato, o estado serve como um ponto de entrada e saída para mercadorias destinadas ao Nordeste e à região Norte do Brasil. “Minas é um ponto estratégico para enviar e receber mercadorias de todo o Brasil”, ressalta Flores.

Nesse sentido, o mercado de e-commerce continua em expansão, com grande potencial de crescimento em Minas Gerais e no Brasil.

No total, o marketplace conta com onze centros de distribuição, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul. Além disso, possui mais de 100 hubs logísticos por todo o País.

Com informações do Diário do Comércio

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading