Apresentamos abaixo as notícias mais recentes do mercado imobiliário corporativo, de 12/07/2024 a 18/07/2024, além de artigos e conteúdos com temas relacionados. Para se inscrever no canal da Buildings no Youtube, clique aqui.
Expansões, mudanças e novo edifício entregue no 2T de 2024 em Santiago
18/07 – Revista Buildings
No segundo trimestre de 2024, o mercado de escritórios corporativos de Santiago apresentou movimentos importantes de destaque.
Segundo dados da Buildings, o setor de escritórios corporativos de Santiago corresponde a 5,054 milhões de m², o que equivale a 729 edifícios prontos (todas as classes).
Do 1T para o 2T de 2024, houve a entrega de um novo empreendimento: o Edifício Corporativo Los Leones, de aproximadamente 840 m².
Em relação ao mercado corporativo Classe A (alto padrão) são 230 edifícios prontos. Isso corresponde a 3,004 milhões de m².
No 2T de 2024, o resultado de absorção líquida para o mercado Corporate (todas as classes) ficou quase zerado. O indicador vinha de dois trimestres positivos. No 2T de 2024, no entanto, o resultado foi de apenas 688 m² positivos.
Em relação ao Universo Corporate Classe A (alto padrão), o resultado ficou 690 m² negativos. Vale lembrar que o indicador vinha positivo há cinco trimestres seguidos.
Esse resultado, no entanto, se justifica pela desocupação de um edifício quase inteiro ocorrido no trimestre. O imóvel Agustinas 640 foi quase 100% desocupado, deixando um vazio de 14,6 mil m².
Para saber todos os resultados e indicadores do 2T de 2024 de Santiago, e conteúdo exclusivo na Revista Buildings.
Primeira etapa do maior complexo logístico privado do RS é inaugurado em Guaíba
Na última semana, o governador Eduardo Leite participou da inauguração do primeiro espaço do Ecossistema Logístico do Grupo Lebes (Ellosul), em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O empreendimento é fruto de uma parceria da rede varejista Lebes com as empresas Habitasinos e Grepol, totalizando um investimento projetado em R$ 500 milhões. Além disso, aponta a previsão de gerar cerca de 3 mil empregos quando estiver em pleno funcionamento.
O complexo logístico, que será o maior do Rio Grande do Sul, contará com uma estrutura completa de 264 mil metros quadrados de área construída, dividida em sete pavilhões modulares de 38 mil metros quadrados cada.
A inauguração em questão se refere ao primeiro pavilhão, onde está instalado o novo Centro de Distribuição (CD) da Lebes, que anteriormente operava em um parque logístico em Gravataí. Este novo CD possui quase o dobro do tamanho do anterior. Os demais pavilhões serão implantados progressivamente.
Edifício Faria Lima 4440 conquista Certificação Guiaderodas
17/07/2024 – Revista Buildings
A Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de ibilidade e inclusão. Criada para avaliar e reconhecer ambientes que oferecem condições adequadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a certificação analisa diversos aspectos, incluindo infraestrutura, sinalização e atendimento.
Nesse sentido, o Edifício FL 4440, um marco na Avenida Brigadeiro Faria Lima, um dos principais centros financeiros e comerciais de São Paulo, acaba de alcançar a certificação.
Com uma infraestrutura moderna e sustentável, o edifício já era reconhecido por suas práticas de responsabilidade ambiental.
Agora, com a Certificação Guiaderodas, consolida-se também como referência em ibilidade e inclusão.
Para obter a Certificação Guiaderodas, o Edifício FL 4440 ou por uma rigorosa avaliação que incluiu: Ambientes, Colaboradores, Governança e Comunidade.
Bruno Mahfuz, fundador do Guiaderodas, enfatizou a importância da hospitalidade para as pessoas com deficiência. Além disso, destacou que a ibilidade beneficia todas as pessoas em todas as fases da vida.
Para saber mais, e conteúdo exclusivo na Revista Buildings.
Fundo imobiliário alcança quase 100% de ocupação de imóveis em 30 meses
O fundo imobiliário RCRB11 conseguiu reduzir a vacância – taxa de desocupação dos ativos de FIIs – dos seus imóveis comerciais de 34,4% para 1,4% em apenas 30 meses.
A conquista acontece após a ocupação de 100% do principal ímovel do fundo, o edifício bravo! Paulista, localizado na avenida Paulista, em São Paulo (SP), com a locação da última sala para a empresa Sulzer Pumps Wastewater Brasil Ltda.
A novidade foi anunciada na última segunda-feira (15) pela Rio Bravo Investimentos, gestora responsável pelo FII.
Segundo Anita Scal, sócia e diretora de investimentos imobiliários da Rio Bravo, a redução das salas comerciais desocupadas se deve à adoção do modelo Plug-and-Play. Antes dessa estratégia, a ocupação do edifício era de apenas 19%.
A medida possibilitou ao edifício Bravo! Paulista, primeiro imóvel do fundo na Avenida Paulista, a sair de uma vacância de 100% para uma ocupação de 100% em dois anos e seis meses.
A ideia surgiu com a troca de experiência da gestora com corretores autônomos e incorporadoras a fim de atrair os inquilinos e acelerar os processos de locação.
A sócia da Rio Brava ressalta que foram adotadas cláusulas rígidas nos contratos de locação a fim de garantir estabilidade, segurança e evitar uma rescisão antecipada.
Escritórios de alto padrão tiveram segundo trimestre com saldo positivo no aluguel
No segundo trimestre deste ano, a taxa de vacância no mercado de escritórios corporativos de alto padrão na cidade do Rio de Janeiro continua seguindo a tendência e encerrou o período em 27%.
Esse apontamento é de um estudo da consultoria Colliers.
Eles apontam que “isso se deve à ausência de um novo inventário no estado e a consecutivos trimestres com absorção líquida, saldo entre novas locações e devoluções, positiva. As regiões que apresentam as menores taxas de vacância são Orla e a Zona Sul, com 10% e 0%, respectivamente. Já o Centro e a Orla registraram 87% do inventário locado entre abril e junho de 2024.”
Conforme o levantamento, a absorção bruta, nos empreendimentos de classe A+ e A, foi de 18.669 m² e a área devolvida foi de 7.985 m².
Ainda sobre as movimentações, a pesquisa da Colliers aponta que os principais setores que alugaram área de empreendimentos classe A+ e A no segundo trimestre de 2024 foram financeiro, educacional e de tecnologia.
Já para os ativos de classe B, o destaque de locação ficou por conta dos segmentos de telecomunicação, publicidade e tecnologia, enquanto as devoluções ocorreram em setores distintos da economia.
Dados da Buildings
O mercado Corporate carioca tem 664 imóveis (Corporate, todas as classes), totalizando 5,5 milhões de metros quadrados de estoque. A taxa de vacância atual é de 25,63%, considerada alta. Ela segue nesse patamar há vários trimestres.
Já o Universo Corporate Classe A (alto padrão) é formado por 129 imóveis, o equivalente a 1,8 milhão de m² de estoque total.
Atualmente, a taxa de vacância desta classe é de 35,16%, sendo superior à média do Corporate, que abrange as demais classes.
O principal destaque no 2T de 2024, no entanto, é a absorção líquida, novamente positiva. O resultado de 13 mil m² (Corporate, todas as classes) é menor que no trimestre anterior, porém segue positiva pelo terceiro trimestre seguido.
Para saber mais e conhecer todos os indicadores do 2T de 2024 do Rio de Janeiro, e conteúdo exclusivo na Revista Buildings.
Para se inscrever no canal da Buildings no Youtube, clique aqui.
Deixe uma resposta