Resumo da Semana: notícias do mercado imobiliário corporativo #116

Apresentamos abaixo as notícias mais recentes do mercado imobiliário corporativo, de 24/02 a 02/03, além de artigos e conteúdos com temas relacionados. Para se inscrever no canal da Buildings no Youtube, clique aqui.

O papel dos operadores de franchising e proprietários no futuro do espaço flexível

01/03 – Revista Buildings

Especialistas da Colliers discutem como a expansão do trabalho híbrido continua a moldar o mercado imobiliário comercial, criando oportunidades atrativas para os proprietários e parceiros de franchising.

Aqueles que têm interesses em imóveis comerciais com certeza notaram como as nossas noções de espaço de escritório se transformaram. Nos últimos dois anos, os confinamentos devido à Covid-19 fizeram com que as empresas se adaptassem a um ambiente remoto. Isso aconteceu em todo o mundo e quase que de um dia para o outro.

No entanto, a necessidade é a mãe da invenção.

Com isso, houve também uma oportunidade significativa para as empresas reavaliarem hábitos de trabalho antiquados e impraticáveis. Uma maior flexibilidade nas suas estratégias operacionais poderá capacitar as empresas de modo a criarem uma melhor forma de trabalhar. Tanto para elas como para os respectivos colaboradores.

O trabalho híbrido está agora no topo da agenda de muitas empresas.

A IWG descobriu que 72% dos trabalhadores prefeririam uma forma híbrida de trabalhar. E isso apesar de o regresso à antiga rotina, de segunda a sexta-feira, significasse ganhar mais dinheiro.

Aqueles que têm interesses de imobiliário comercial estão preparados para liderar a mudança que pode ajudar a revolucionar como trabalhamos. Isso se aplica aos proprietários e operadores de franchising.

Regus Alameda Santos, Paraíso e Brigadeiro (2025). (Foto: Divulgação)

A IWG e a Colliers formaram recentemente uma parceria em mercados selecionados dos EUA. Com isso, expandiram uma relação já de longa data e bem-sucedida entre as duas empresas no Canadá.

Com esta união, a IWG trabalha com cinco parceiros seniores e sua diversificada equipe de profissionais imobiliários que se mudaram da CBRE para a Colliers em 2021.

A equipe da CBRE, chefiada pelo Vice-Presidente Steve Rigby, oferece vastos conhecimentos, com planos para expandir ainda mais a equipe em 2023.

Para conferir conteúdo exclusivo do IWG, e a Revista Buildings.

Turbulência em varejistas nacionais não afeta portfólio da Iguatemi, diz presidente

01/03 – Valor Econômico

Para a Iguatemi, rede que istra shopping centers e outlets com foco em consumidores de alta renda, turbulências nas operações de varejistas nacionais, incluindo a Americanas, que entrou em recuperação judicial e tem lojas físicas em algumas de suas operações, e Lojas Marisa, não afetam seus resultados.

Foto: Iguatemi (Divulgação)

“Tem muita notícia de turbulência especialmente no varejo focado na classe média e média baixa, que tem menos relevância no nosso portfólio”, disse Cristina Betts, presidente do Grupo Iguatemi, na última quarta-feira, dia 1.

“A gente olha com preocupação porque temos lojas grandes em alguns lugares, mas não afeta nosso portfólio”, completou a executiva.

Segundo ela, há um aumento de venda de lojas nacionais “igual e até superior em relação a marcas internacionais”.

No quarto trimestre, o grupo reduziu a taxa de inadimplência para -3,8%, ante 1,4% no mesmo período de 2021.

Em 2022, a empresa recebeu mais de R$ 70 milhões por meio de acordos judiciais firmados com inadimplentes, destacou Guido Oliveira, vice-presidente de finanças e diretor de relações com investidores da Iguatemi.

Além de equilibrar a taxa de inadimplência, o grupo buscará “reduzir despesas gerais e istrativas (G&A) em 2023”, disse Oliveira.

Este ano, a empresa prevê uma alta de 13% a 18% na receita líquida com shoppings e taxa de ocupação de 96%. Na divisão de varejo, que inclui vendas on-line, a projeção é de alta entre 2% e 7%.

Paseo Alto das Nações tem primeira fase do complexo entregue em São Paulo

24/02 – Folha de S.Paulo

Não é de hoje que o complexo Paseo Alto das Nações tem sido destaque nos noticiários. E segue gerando expectativas. Com área maior do que dois estádios do Maracanã, o complexo teve a primeira das três fases do empreendimento entregue em São Paulo.

A primeira fase do complexo Paseo Alto das Nações é um novo estabelecimento de 15 mil m² e 700 vagas de estacionamento. Além disso, funcionará como loja conceito, e dispõe de uma torre mista de 20 mil m².

Projeto Alto das Nações, parceria do Carrefour Property com a WTorre – Grupo Carrefour Brasil/Divulgação

Está localizado em um dos principais polos empresariais da capital paulista. A ideia de um complexo multiuso é juntar lojas, escritórios e residências em centros financeiros.

Notícia da Folha de S.Paulo aponta que o empreendimento tem a ambição de “resolver diversas necessidades do cotidiano em um mesmo espaço para 14 mil pessoas todos os dias”. Esse é o plano da Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo Carrefour, ao lançá-lo.

Com mais de 320 mil m² de área privativa, está no eixo Berrini/Chucri Zaidan, zona oeste de São Paulo. Trata-se de uma região extremamente movimentada por diversos profissionais. E com excelente infraestrutura.

Para saber mais, e a Revista Buildings.

Fundo Canuma Capital compra os imóveis Kasa e Selina em São Paulo

22/02 – Fato Relevante

Fato relevante do BTG Pactual, divulgado no dia 22 de fevereiro, deu ciência de que o CANUMA CAPITAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO celebrou contrato de compra e venda de dois imóveis residenciais em São Paulo.

O primeiro deles é o Kasa Vila Olímpia, composto por um prédio de 22 pavimentos com 243 apartamentos, 01 garagem, 03 subsolos e garagem exclusiva. O empreendimento possui uma área construída de 14.227,64 m² e área privativa de 9.294,68 m². Segundo o documento, o imóvel é destinado a locações residenciais de média e longa duração.

Imagem: Unsplash

O imóvel ou por retrofit em 2018.

O segundo imóvel é o Selina, que possui área construída de 5.473,14 m², edificado em um terreno com área de 487,401 m². O prédio encontra-se locado, atualmente, para a SELINA OPERATION HOSPEDAGEM EIRELI. O contrato de locação foi firmado em outubro de 2018, com vigência de 20 anos.

O prédio é composto por 128 apartamentos.

O imóvel ou por retrofit em 2019. Segundo consta no documento da transação, o preço de aquisição do Selina está abaixo dos lançamentos da região. Isso permitirá ganho de capital no médio prazo.

Para saber mais, e a Revista Buildings.

Multinacional norte-americana se instalará no interior de SP

28/02 – São Carlos em rede

A multinacional WestRock assinou contrato com a Bresco Itupeva com o objetivo de ampliar e desenvolver sua operação fabril no país.

O empreendimento da Bresco possui aproximadamente 40 mil m² de área construída, oferecendo soluções flexíveis para clientes que desejam expandir seus negócios, principalmente para suprir demandas específicas, como é o caso da WestRock, que ará a ampliar sua produção de papelão ondulado no local.

A norte-americana alugou uma área de 14 mil m² que corresponde a 36,6% da área bruta locável (ABL) do galpão. A previsão é que as operações se iniciem ainda neste ano.

A chegada da WestRock em Itupeva demonstra a escolha estratégica da companhia, conforme explica Vinicius Soares, vice-presidente de Operações. Segundo ele:

“A unidade vai operar basicamente como cartonagem, convertendo as chapas de papelão produzidas em Porto Feliz, Araçatuba ou ainda de outros fabricantes que tenham tecnologia complementar no país.

A proposta é ser capaz de atender a pedidos mais fragmentados, ou com prazos mais enxutos, em linha com a necessidade de parte dos clientes, e ampliar participação em nichos de mercado como saúde e beleza, farmacêutica e autopeças, entre outros”.

Segundo Danilo Biajoli, gerente de locação e relacionamento com clientes da Bresco, o empreendimento possui localização privilegiada, pois está na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, que fica a 53km de Campinas e 77km de São Paulo, além de estar entre a principal operação da WestRock em Porto Feliz e de seu escritório corporativo em Campinas.

Para se inscrever no canal da Buildings no Youtube, clique aqui.

One Comment

  1. joel viana Reply

    muito importante, este empreendimento do grupo carrefour, entendo que depois da epidemia o mercado imobiliário esta reagindo e de forma muito positiva, sou Diretor comercial da jbrokers negócios imobiliários, venho parabenizar a revista buolding por seu exelente trabalho de informação a mercado.

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading