Apresentamos abaixo as notícias mais recentes do mercado imobiliário corporativo, de 24/02 a 02/03, além de artigos e conteúdos com temas relacionados. Para se inscrever no canal da Buildings no Youtube, clique aqui.
O papel dos operadores de franchising e proprietários no futuro do espaço flexível
Especialistas da Colliers discutem como a expansão do trabalho híbrido continua a moldar o mercado imobiliário comercial, criando oportunidades atrativas para os proprietários e parceiros de franchising.
Aqueles que têm interesses em imóveis comerciais com certeza notaram como as nossas noções de espaço de escritório se transformaram. Nos últimos dois anos, os confinamentos devido à Covid-19 fizeram com que as empresas se adaptassem a um ambiente remoto. Isso aconteceu em todo o mundo e quase que de um dia para o outro.
No entanto, a necessidade é a mãe da invenção.
Com isso, houve também uma oportunidade significativa para as empresas reavaliarem hábitos de trabalho antiquados e impraticáveis. Uma maior flexibilidade nas suas estratégias operacionais poderá capacitar as empresas de modo a criarem uma melhor forma de trabalhar. Tanto para elas como para os respectivos colaboradores.
O trabalho híbrido está agora no topo da agenda de muitas empresas.
A IWG descobriu que 72% dos trabalhadores prefeririam uma forma híbrida de trabalhar. E isso apesar de o regresso à antiga rotina, de segunda a sexta-feira, significasse ganhar mais dinheiro.
Aqueles que têm interesses de imobiliário comercial estão preparados para liderar a mudança que pode ajudar a revolucionar como trabalhamos. Isso se aplica aos proprietários e operadores de franchising.

Regus Alameda Santos, Paraíso e Brigadeiro (2025). (Foto: Divulgação)
A IWG e a Colliers formaram recentemente uma parceria em mercados selecionados dos EUA. Com isso, expandiram uma relação já de longa data e bem-sucedida entre as duas empresas no Canadá.
Com esta união, a IWG trabalha com cinco parceiros seniores e sua diversificada equipe de profissionais imobiliários que se mudaram da CBRE para a Colliers em 2021.
A equipe da CBRE, chefiada pelo Vice-Presidente Steve Rigby, oferece vastos conhecimentos, com planos para expandir ainda mais a equipe em 2023.
Para conferir conteúdo exclusivo do IWG, e a Revista Buildings.
Turbulência em varejistas nacionais não afeta portfólio da Iguatemi, diz presidente
Para a Iguatemi, rede que istra shopping centers e outlets com foco em consumidores de alta renda, turbulências nas operações de varejistas nacionais, incluindo a Americanas, que entrou em recuperação judicial e tem lojas físicas em algumas de suas operações, e Lojas Marisa, não afetam seus resultados.

Foto: Iguatemi (Divulgação)
“Tem muita notícia de turbulência especialmente no varejo focado na classe média e média baixa, que tem menos relevância no nosso portfólio”, disse Cristina Betts, presidente do Grupo Iguatemi, na última quarta-feira, dia 1.
“A gente olha com preocupação porque temos lojas grandes em alguns lugares, mas não afeta nosso portfólio”, completou a executiva.
Segundo ela, há um aumento de venda de lojas nacionais “igual e até superior em relação a marcas internacionais”.
No quarto trimestre, o grupo reduziu a taxa de inadimplência para -3,8%, ante 1,4% no mesmo período de 2021.
Em 2022, a empresa recebeu mais de R$ 70 milhões por meio de acordos judiciais firmados com inadimplentes, destacou Guido Oliveira, vice-presidente de finanças e diretor de relações com investidores da Iguatemi.
Além de equilibrar a taxa de inadimplência, o grupo buscará “reduzir despesas gerais e istrativas (G&A) em 2023”, disse Oliveira.
Este ano, a empresa prevê uma alta de 13% a 18% na receita líquida com shoppings e taxa de ocupação de 96%. Na divisão de varejo, que inclui vendas on-line, a projeção é de alta entre 2% e 7%.
Paseo Alto das Nações tem primeira fase do complexo entregue em São Paulo
Não é de hoje que o complexo Paseo Alto das Nações tem sido destaque nos noticiários. E segue gerando expectativas. Com área maior do que dois estádios do Maracanã, o complexo teve a primeira das três fases do empreendimento entregue em São Paulo.
A primeira fase do complexo Paseo Alto das Nações é um novo estabelecimento de 15 mil m² e 700 vagas de estacionamento. Além disso, funcionará como loja conceito, e dispõe de uma torre mista de 20 mil m².

Projeto Alto das Nações, parceria do Carrefour Property com a WTorre – Grupo Carrefour Brasil/Divulgação
Está localizado em um dos principais polos empresariais da capital paulista. A ideia de um complexo multiuso é juntar lojas, escritórios e residências em centros financeiros.
Notícia da Folha de S.Paulo aponta que o empreendimento tem a ambição de “resolver diversas necessidades do cotidiano em um mesmo espaço para 14 mil pessoas todos os dias”. Esse é o plano da Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo Carrefour, ao lançá-lo.
Com mais de 320 mil m² de área privativa, está no eixo Berrini/Chucri Zaidan, zona oeste de São Paulo. Trata-se de uma região extremamente movimentada por diversos profissionais. E com excelente infraestrutura.
Para saber mais, e a Revista Buildings.
Fundo Canuma Capital compra os imóveis Kasa e Selina em São Paulo
Fato relevante do BTG Pactual, divulgado no dia 22 de fevereiro, deu ciência de que o CANUMA CAPITAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO celebrou contrato de compra e venda de dois imóveis residenciais em São Paulo.
O primeiro deles é o Kasa Vila Olímpia, composto por um prédio de 22 pavimentos com 243 apartamentos, 01 garagem, 03 subsolos e garagem exclusiva. O empreendimento possui uma área construída de 14.227,64 m² e área privativa de 9.294,68 m². Segundo o documento, o imóvel é destinado a locações residenciais de média e longa duração.

Imagem: Unsplash
O imóvel ou por retrofit em 2018.
O segundo imóvel é o Selina, que possui área construída de 5.473,14 m², edificado em um terreno com área de 487,401 m². O prédio encontra-se locado, atualmente, para a SELINA OPERATION HOSPEDAGEM EIRELI. O contrato de locação foi firmado em outubro de 2018, com vigência de 20 anos.
O prédio é composto por 128 apartamentos.
O imóvel ou por retrofit em 2019. Segundo consta no documento da transação, o preço de aquisição do Selina está abaixo dos lançamentos da região. Isso permitirá ganho de capital no médio prazo.
Para saber mais, e a Revista Buildings.
Multinacional norte-americana se instalará no interior de SP
A multinacional WestRock assinou contrato com a Bresco Itupeva com o objetivo de ampliar e desenvolver sua operação fabril no país.
O empreendimento da Bresco possui aproximadamente 40 mil m² de área construída, oferecendo soluções flexíveis para clientes que desejam expandir seus negócios, principalmente para suprir demandas específicas, como é o caso da WestRock, que ará a ampliar sua produção de papelão ondulado no local.
A norte-americana alugou uma área de 14 mil m² que corresponde a 36,6% da área bruta locável (ABL) do galpão. A previsão é que as operações se iniciem ainda neste ano.
A chegada da WestRock em Itupeva demonstra a escolha estratégica da companhia, conforme explica Vinicius Soares, vice-presidente de Operações. Segundo ele:
“A unidade vai operar basicamente como cartonagem, convertendo as chapas de papelão produzidas em Porto Feliz, Araçatuba ou ainda de outros fabricantes que tenham tecnologia complementar no país.
A proposta é ser capaz de atender a pedidos mais fragmentados, ou com prazos mais enxutos, em linha com a necessidade de parte dos clientes, e ampliar participação em nichos de mercado como saúde e beleza, farmacêutica e autopeças, entre outros”.
Segundo Danilo Biajoli, gerente de locação e relacionamento com clientes da Bresco, o empreendimento possui localização privilegiada, pois está na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, que fica a 53km de Campinas e 77km de São Paulo, além de estar entre a principal operação da WestRock em Porto Feliz e de seu escritório corporativo em Campinas.
Para se inscrever no canal da Buildings no Youtube, clique aqui.
muito importante, este empreendimento do grupo carrefour, entendo que depois da epidemia o mercado imobiliário esta reagindo e de forma muito positiva, sou Diretor comercial da jbrokers negócios imobiliários, venho parabenizar a revista buolding por seu exelente trabalho de informação a mercado.