A taxa de ocupação dos shopping centers é um dos poucos indicadores que ainda não chegaram ao mesmo patamar anterior ao da pandemia, segundo a Multiplan. 1r1l6h
Notícia do InfoMoney aponta que a ocupação terminou 2023 em 96,3%. Esse resultado é um nível elevado, mas ainda não alcançou os 98% do fim de 2019, antes das restrições impostas pela Covid-19.
Porém, isso não impede que a companhia continue investindo pesado em expansões, ou descarte a possibilidade de abrir novos shoppings.
A empresa enxerga uma forte demanda por espaço dentro dos shoppings, o que ampara as decisões de investimento.
Armando D’almeida Neto, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Multiplan afirmou que existe demanda por espaço nos shopping centers.
“E, mais do que isso: marcas de fora do Brasil, que olham para a produtividade e a dinâmica do mercado brasileiro, estão procurando por espaço dentro dos shoppings”, disse.
Ele ainda destacou que a empresa investiu, em 2023, três vezes mais do que o ano anterior.
“Foi um ano de acelerar e nos preparar para o crescimento que ainda vem pela frente, no longo prazo”, afirmou.
Leia também: – Focado na exploração de shoppings, XP Malls se destaca – Rio de Janeiro bate recorde com menor taxa de vacância no raio de 15 km da capital 386u1a
Enquanto concorrentes vendiam participações em centros comerciais, a Multiplan foi pelo caminho inverso, aumentando sua fatia em dois shoppings que já faziam parte de seu portfólio.
A Multiplan istra 20 shopping centers e trabalha em sete expansões no momento. Duas estão previstas para 2024 e as outras cinco devem ser concluídas entre 2025 e 2027.
Algumas dessas ampliações estavam há anos em como de espera. O Shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo, é um exemplo. Quando a expansão foi finalmente anunciada, em dezembro do ano ado, o CFO disse que a empresa estava mais confiante na recuperação do varejo.
Segundo dados da Buildings, atualmente são 707 shoppings cadastrados no Brasil todo. O estado de São Paulo possui 215 shoppings, o que representa 5,9 milhões de m² de área locável total.
O Rio de Janeiro possui 87 shoppings, com área locável total de pouco mais de 2 milhões de m². Para saber mais, e uma apresentação.
Notícia do InfoMoney
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj