Como a postura empreendedora e positiva pode ajudar na retomada da economia.
A frase escolhida para titular este artigo é do historiador, advogado e jornalista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). Ela foi tema de campanhas publicitárias, é conhecida por todos os brasileiros e já foi extremamente explorada, o que não a desqualifica, porque, de fato, o povo deste País é o que há da melhor.
Mesmo que alguns fatos políticos ainda causem certo desconforto, conseguimos fazer com que eles não influenciem negativamente as medidas econômicas necessárias para recolocar o Brasil nos trilhos do crescimento e dos avanços das medidas de modernização trabalhista e previdenciária.
Essa capacidade de blindar a economia de fatos contrários à sua retomada foi percebida no setor imobiliário, representado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Os resultados de lançamentos e vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo do mês de maio comprovam a habilidade dos empreendedores de manter o foco no trabalho, deixando as adversidades de lado.
Os dados da pesquisa mensal da entidade refl tem a confiança dos empresários que, motivados pelos indicadores positivos da economia nos últimos meses, voltaram a lançar produtos capazes de despertar a segurança necessária nos compradores, antes indecisos, para fecharem negócios. Uma verdadeira aposta no futuro.
Mesmo longe de sua real capacidade de produzir e comercializar imóveis, os resultados estatísticos da nossa pesquisa são claros sinais de que os empreendedores vislumbram horizontes mais claros e promissores para os próximos meses.
É certo que as medidas adotadas pela competente equipe econômica não incluem tudo aquilo que gostaríamos, mas não há como negar que elas têm sido efi cazes.
A história mostra que o Brasil e os brasileiros são maiores que qualquer crise. Conforme dados do Banco Central, o País está menos vulnerável aos impactos de choques internos ou externos porque possui “amortecedores robustos”. As iniciativas já implementadas apresentaram resultados positivos, o que reforça a importância de que se continue no caminho virtuoso.
Para que este cenário de retomada seja sufi cientemente capaz de fazer o País prosperar, é fundamental dar prosseguimento às demais reformas que aguardam aprovação no Congresso Nacional.
A reforma da Previdência, que tramita na Câmara Federal, pode cessar uma dívida histórica e a sua aprovação é indispensável para assegurar mais dignidade e mais justiça para todos os brasileiros.
O mesmo vale para a modernização da legislação trabalhista, em debate no Senado, que proporciona maior segurança jurídica na relação de trabalho e cria um ambiente mais favorável à geração de empregos. Sem contar que sua modificação é o aporte para ingressarmos no mundo contemporâneo.
Não podemos descartar os avanços conquistados até aqui, sob pena de nos vermos obrigados a recomeçar ou a retroceder – algo impensável diante do cenário econômico que se concretizou.
Temos o dever patriótico de defender o Brasil, de agir com responsabilidade e consciência no presente para garantir um futuro mais sustentável econômica, social e politicamente.
É hora de avançar com esperança. respeito às leis e confiança no poder do trabalho correto e honesto. O Brasil não pode parar!
Deixe uma resposta