Mercado imobiliário corporativo de Santiago se destaca com entrega de novo estoque e absorção líquida positiva no 2T de 2023.
Com os dados do 2T/2023 do mercado de escritórios de Santiago fechados, é possível observar dois destaques interessantes do setor. Um dos principais indicadores de crescimento ou retração do mercado – a absorção líquida – foi positiva no universo Corporate Classe A (de alto padrão). O resultado foi mais de 25 mil m². Além disso, alcançou 33 mil m² quando se considera todas as classes.
No trimestre anterior, o mercado também teve absorção líquida positiva, contudo os números foram menores. O setor alcançou 20 mil e 12 mil m² no universo Corporate Classe A e todas as classes, respectivamente.
E não apenas isso: quando avaliamos essa absorção líquida positiva no detalhe, as regiões de Las Condes e Providencia são as grandes responsáveis pelo resultado. No universo Classe A, a primeira região absorveu 90% do resultado do 2T; já a segunda absorveu 12% do saldo alcançado.
Além disso, dando ênfase à área total ocupada por cada uma delas, estamos falando que Las Condes toma 51% do estoque total de Santiago, enquanto Providencia representa 14%.
Novo estoque de Santiago
Além da absorção líquida positiva, também houve no mercado de Santiago a entrega de novo estoque no universo Corporate: mais de 12 mil m² (todas as classes).
O empreendimento que aqueceu o setor foi o MUT 2 Encomenderos. A transação da empresa ENEL no MUT foi responsável pelos números altos da absorção líquida no segundo trimestre (Classe A).
Já no universo classe B e C, as transações de destaque foram as empresas de educação que absorveram 4 edifícios comerciais. Comunidad Edificio Seis, Del Cóndor 720 e Del Cóndor 844 foram ocupados pela Universidad San Sebastián; Los Leones 1200 foi ocupado pela Universidad Padre Hurtado.
Com isso, estes espaços deixarão de ser considerados escritórios pelo novo uso na modalidade de ensino. Esses dados vão aparecer de forma mais clara no estoque total do próximo trimestre.
O número total de edifício aumentou no 2T/2023: agora são 722 imóveis. Isso, claro, aumentou o estoque total de 5,041 milhões de m² no 1T para 5,054 milhões de m² no 2T/2023.
Leia também:
– Vendas nos shoppings da Multiplan crescem 10,9% em comparação com 2022
– Fundo do BTG Pactual compra dois ativos da LOG por R$ 207,4 milhões
Edifícios em construção seguem despontando
Os dados do segundo trimestre de 2023 demonstram que o mercado corporativo chileno continua em ascensão. Como trouxemos em conteúdo anterior, em 2022 sete novos empreendimentos comerciais foram entregues:
- Atempora
- Edificio Leones
- SNAP Providência
- Edificio Manquehue Norte
- Vitacura 4705
- MUT 1 Apoquindo
- Oficinas Manuel Montt 252
Em 2021, o número de novos empreendimentos entregues foi maior: oito no total:
- On Office
- Torre 2 Zoco
- Edificio Nueva Córdova – Torre A
- Edificio Nueva Córdova – Torre B
- Barcelona 2082
- Edificio Gibraltar
- Fiscalia Naciónal
- San Martín 572
Para quem não sabe, o mercado de escritórios chileno tem uma grande facilidade de conseguir capital internamente. Isso faz o Chile ser um país quase independente em termos financeiros.
Com isso, a atividade construtiva de Santiago e do próprio Chile, é mais recorrente. Mesmo ando pelas agruras da pandemia, continuaram tendo atividade construtiva muito forte.
Para se ter ideia, Santiago é hoje o terceiro maior estoque em metros quadrados de edifícios classe A da América Latina. Está atrás apenas do México e de São Paulo.
Ainda conforme os dados da Buildings, em breve a cidade de Santiago receberá novos empreendimentos. Entre 2023 e 2024 estão projetados mais de 148 mil m² de novas construções de edifícios, de todas as classes. Os imóveis são:
Para quem tem interesse, a Buildings já dispõe de uma base de dados pronta, na plataforma CRE Tool, traduzida e adaptada para o mercado de Santiago. Para saber mais, clique aqui.
Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:
Deixe uma resposta