Nova fase e grandes planos na CoreNet Brasil

Renato Fusaro, novo presidente da CoreNet Brasil, fala sobre o trabalho da associação.

Com eventos mensais ao longo do ano, a CoreNet Brasil reúne um time de especialistas e líderes de mercado em Corportate Real Estate, ampliando relacionamentos e fortalecendo o segmento. No País, a entidade está sediada em São Paulo, mas já possui forte atuação no Rio de Janeiro, em Curitiba e planeja a expansão para Belo Horizonte em 2018. A seguir, algumas novidades são compartilhadas em uma entrevista com Renato Fusaro, que assume a presidência da Corenet Brasil a partir deste ano.

A CoreNet Global é considerada como a maior associação de profissionais de Real Estate do mundo. Qual a história por trás da entidade e qual é o perfil de seus associados?

A CoreNet Global é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Atlanta, Geórgia (EUA), representando mais de 10 mil executivos em 50 países com responsabilidade estratégica pelos ativos imobiliários das grandes corporações. A missão da organização é promover a prática de Corporate Real Estate (CRE) por meio de oportunidades de desenvolvimento profissional, publicações, pesquisas, conferências, designações e redes em 47 chapters locais e grupos de trabalho em todo o mundo. Os membros são  profissionais corporativos do setor imobiliário (usuários finais/ocupantes), prestadores de serviços imobiliários, arquitetos, engenheiros e investidores imobiliários. A missão da CoreNet Global é promover as atividades de Corporate Real Estate por meio de publicações, pesquisas, conferências, palestras, cursos e networking. No Brasil, estamos sediados em São Paulo, mas já com forte atuação no Rio de Janeiro, em Curitiba e planejando a expansão para Belo Horizonte em 2018.

Quando surgiu o capítulo brasileiro? Quantos são os membros da entidade atualmente? Existe alguma particularidade no Brasil que levou ao surgimento de ofertas específicas para o público nacional?

A CoreNet iniciou no Brasil em setembro de 2004. Hoje, contamos com aproximadamente 120 associados, profissionais de empresas como Johnson & Johnson, Google, Accenture, CBRE, Tishman Speyer, Br Properties, TRX, Microsoft , Diageo, Informov, entre outras. Temos, no País, o desafio de incentivar os profissionais a participarem ativamente de atividades de nossa indústria e a tarefa de desenvolver o espírito de pertencimento, para atrair novos associados, resgatando os que já fizeram parte e primando pela qualidade, e não pela quantidade.

A profissão de gestão imobiliária corporativa continua promissora no País? Como presidente da CoreNet Brasil, qual é a sua análise para os próximos  anos?

As grandes corporações já sabem o valor de um bom profissional de Real Estate, Facilities, Project Management… As empresas brasileiras estão começando a entender isso melhor. Acreditamos que, com a formação correta, é um mercado muito promissor, e que temos a grande vantagem de já ter visto essa dinâmica da aceitação do profissional acontecendo anteriormente, em outros mercados.

Quais são as principais ações da CoreNet Brasil? O que a entidade leva para seus associados ao longo de cada ano?

Temos nove grandes eventos durante o ano. Os temas oscilam entre Workplace, Logística, Inovação, Mercado Imobiliário, Economia, etc. Além desses eventos com público de 100 a 200 participantes, temos os comitês formados com especialistas em algumas das áreas de Corporate Real Estate que fazem eventos específicos para os associados. Os comitês de Workplace, Talent in Transition e Benchmarking fazem eventos periódicos com líderes do mercado nos seus respectivos temas.

E quais as principais atividades previstas e o que a da CoreNet planeja de novo para 2018?

Em 2018, planejamos ter mais eventos e usar a tecnologia para disseminar conhecimento. Pretendemos usar a tecnologia para promover webinar e já existem planos de interação com eventos de outras associações do setor, como Abrafac, GAS, Grupas, etc. Além disso, temos um Master in Corporate Real Estate, em parceria com a USP, e estamos planejando mais para 2018: um curso de Six-Sigma para Real Estate & Facilities, algo inédito no mercado. Temos uma revista mensal (a The Leader magazine) por meio da qual os associados têm o a várias informações sobre CRE, assim como o nosso website, que disponibiliza ao associado muito material sobre nosso segmento. O associado também pode participar dos Summits, eventos globais de uma semana com treinamentos, palestras e muito networking. Geralmente os Summits congregam mais de 2.000 profissionais de CRE de todo o mundo. Algo maravilhoso quando se pensa em networking.

Quais foram as principais conquistas da CoreNet Brasil em 2017 e quais são as expectativas e metas para 2018?

Nestes últimos anos, temos crescido em número de associados. Isso é bom. É sempre um desafio trazer novos associados, mas estamos trabalhando para isso. Nossos eventos também têm trazido um grande número de participantes. Antes, nossos eventos tinham entre 30 a 50 pessoas. Hoje já colocamos 240 pessoas. Não é fácil e requer muito trabalho. Para 2018, a meta é continuar crescendo em número de associados. Estamos começando no Rio de Janeiro, importante mercado imobiliário. O evento de abertura foi um sucesso e conseguimos encerrar o ano com uma visão bastante otimista do que vem pela frente. Vamos buscar uma solução para que nossos eventos sejam cada dia melhores. Aprendemos com cada evento e pensamos sempre em fazer melhor. Vamos, também, começar a usar tecnologia para eventos, buscar inovação.

Como a diretoria será constituída a partir de 2018?

Em 2018, o a ser presidente. O Milton Jungman e a diretoria anterior fizeram um excelente trabalho nos últimos anos. A nova diretoria está definida com parte da base de 2017, com algumas adições e mudanças internas. Em 2017, nos preparamos para a mudança e incluímos mais diretores. Como todos os anos, alguns diretores novos entram e outros antigos saem. Hoje, a nossa estrutura e a seguinte:

Como são os encontros e cursos realizados pela entidade?

Nossos associados e patrocinadores gostam muito dos eventos. Um dos focos dos encontros é o networking, a interação com os colegas do segmento. É possível encontrar a maioria dos profissionais de CRE que atuam no Brasil em um evento da CoreNet. A troca de informação e experiência é fantástica. Todos os anos, no primeiro evento, algum economista de renome participa para falar sobre os desafios daquele ano que começa. Em 2017, foi o especialista Teco Medina que fez uma palestra muito esclarecedora e importante. Nosso evento de aniversário em outubro foi um sucesso, fizemos algo diferente e conseguimos aproximar os profissionais de diferentes áreas, trazendo um palestrante internacional, o Vik Bangia, e o empreendedor do ano, Facundo Guerra. Fizemos o evento em um local diferenciado, no rooftop do Tower Bridge, com uma espetacular vista de da maravilhosa de São Paulo e mostramos a conexão entre a revitalização do mercado imobiliário de Detroit e as novas ativações de edifícios atípicos na cidade de São Paulo. Após o evento, fizemos um happy hour diferente e os participantes puderam tocar e cantar. Descobrimos muitos novos talentos (risos)! Foi realmente inovador e aproximou muito as pessoas. E é isso que queremos para 2018: eventos onde as pessoas façam networking, aprendam e também se divirtam.  Experiências memoráveis!

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading