O mercado logístico chileno continua a se expandir rapidamente no terceiro trimestre de 2024, com a entrega de mais de 120 mil m² de novos condomínios e um estoque total que atinge 8,2 milhões de m².
Como trouxemos em conteúdos anteriores, o mercado logístico chileno está em pleno crescimento e segue com boas perspectivas.
Nesse sentido, lá no 2º trimestre de 2024, o setor apontava mais de 500 mil m² de galpões em construção, com previsão de entrega ainda para este ano. De fato, parte deste novo estoque foi adicionado ao mercado agora, contribuindo para sua aceleração.
Por conseguinte, os dados atualizados do 3º trimestre de 2024 do mercado logístico chileno levantados pela Buildings apontam alguns destaques interessantes do setor. Leia também: Aceleração do mercado logístico chileno: mais de 500 mil m² em construção para entrega em 2024
Entre eles, o aumento do número de condomínios logísticos e o crescimento do estoque, com 85 mil m² de novo estoque adicionado.
Os espaços entregues nos condomínios foram:
- Bodegas FAC – Lautaro com 7.498 m²;
- Icenter com 10.785 m²;
- Lo Boza 422 com 82.000 m²;
- Procentro 2 com 18.060 m²;
- Parque Logístico Princesa com 6.040 m².
Todos eles somam 124.383 m² de novo estoque entregue no Chile. Com isso, o estoque total de condomínios logísticos sobe para 8,2 milhões de m² (todas as classes).
Além disso, o Chile ainda possui mais 760 mil m² de atividade construtiva com previsão para 2025. Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool.
Leia também:
– Mercado de escritórios do RJ alcança absorção líquida positiva de 53.970 m² no 3º trimestre de 2024
– Mercado de escritórios de São Paulo e setor logístico: destaques do 3º trimestre de 2024
Destaques e locações do mercado logístico chileno em 2024
Entre as transações de destaque do trimestre, aparecem as locações das empresas DBS e Skechers Calçados no condomínio logístico Lo Boza 422 com áreas de 42 e 40 mil m², respectivamente.
Em relação ao Procentro 2, já existem ocupantes e a expectativa é de se ocupar 100% do espaço ainda neste ano, reduzindo o impacto do novo estoque.
Já em relação ao mercado de bodegas, houve a locação da empresa Ventus no CD – Ventus La Siembra, numa área de 32.500 m². A Ventus ocupa o espaço desde agosto de 2024.
Outros indicadores do mercado logístico chileno no período
No 3º trimestre de 2024, o mercado logístico chileno apresentou 63 mil m² de absorção líquida positiva, um pouco menor que no trimestre anterior, que foi de 71 mil m². Contudo, o mercado segue absorvendo mais que devolvendo.
Vale destacar, no entanto, que neste trimestre houve uma grande devolução. Contudo, em razão do novo estoque já pré-locado, os números foram positivos.
A taxa de vacância aumentou um pouco, para: 5,00%. Por outro lado, o preço médio pedido subiu de 0,16 para 0,17 pesos chilenos por m². Para mais informações sobre o mercado logístico chileno, visite a plataforma CRE Tool.
Já conhece o BigData do Mercado de Real Estate
Os dados apresentados foram extraídos da plataforma CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate. Além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional; o mercado de real estate de Santiago também faz parte do monitoramento da Buildings desde 2021 (escritórios) e setor logístico chileno (desde 2023).
Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:
Deixe uma resposta