Como compartilhamos há pouco mais de um ano, o sonho de expandir o trabalho da Buildings pela América Latina começou em 2018. Foi por isso que Fernando Libardi (sócio-diretor) da empresa, desembarcou em Santiago, em meados de 2019. Dessa maneira, deu-se início ao projeto de Expansão Latam.
E a aposta tem valido a pena: o mercado de escritórios de Santiago segue construindo novos imóveis e crescendo em estoque.
O saldo da pesquisa iniciada lá atrás pode ser conferido no Buildings CRE Tool. Assim, os dados estão disponíveis a partir do 4T/2021 do mercado de escritórios corporativos e office, de todas as classes.
E a cidade de Santiago não foi escolhida aleatoriamente como marco inicial da expansão pela América Latina.
Para quem não sabe, o mercado de escritórios chileno tem uma grande facilidade de conseguir capital internamente. Isso faz o Chile ser um país quase independente em termos financeiros.
Com isso, a atividade construtiva de Santiago e do próprio Chile é mais recorrente. Além disso, teve cadência ao longo dos anos. Prova disso, é que mesmo ando pela pandemia, eles continuaram tendo atividade construtiva muito forte.
Para se ter ideia, Santiago é hoje o terceiro maior estoque em metros quadrados de edifícios classe A da América Latina. Está atrás apenas do México e de São Paulo.
Atividade construtiva é destaque
E os dados de 2022 demonstram que o mercado corporativo chileno está em ascensão.
Nesse sentido, a atividade construtiva de escritórios comerciais segue crescendo trimestre a trimestre. Para se ter ideia, em 2022 sete novos empreendimentos comerciais foram entregues. São eles:
- Atempora
- Edificio Leones
- SNAP Providência
- Edificio Manquehue Norte
- Vitacura 4705
- MUT 1 Apoquindo
- Oficinas Manuel Montt 252
Já em 2021, o número de novos empreendimentos entregues foi maior: oito no total. São eles:
- On Office
- Torre 2 Zoco
- Edificio Nueva Córdova – Torre A
- Edificio Nueva Córdova – Torre B
- Barcelona 2082
- Edificio Gibraltar
- Fiscalia Naciónal
- San Martín 572
Entre as regiões que receberam estes imóveis estão Las Condes, Le Dehesa, Cerro El Plomo, Barcelona, Vitacura, Catedral, San Martín, para citar alguns.
Mercado Classe A
Quando analisamos os dados do 1T/2023 apurados pela Buildings, o mercado de escritórios corporativos Classe A de Santiago aponta 213 edifícios comerciais. Isso totaliza 2,8 milhões de m² de estoque total. Do trimestre anterior para este houve a mudança de classe de um edifício.
Quanto à atividade construtiva do mercado Corporate Classe A, os dados apontam crescimento trimestre a trimestre. Anteriormente, a atividade construtiva na cidade era de 107 mil m² (4T/2022), a mesma do 3T/2022. No 1T/20223, no entanto, houve redução: 98 mil m².
Desde o 4T/2021, quando a Buildings começou a monitorar o mercado de Santiago, os resultados têm sido expressivos a cada trimestre.
A cidade segue entregando novos projetos imobiliários. Apesar disso, o estoque total na cidade teve redução. Era 2,818 milhões de m² no 4T/2022 e reduziu para 2,809 milhões de m² no 1T/2023.
Outrossim, o novo estoque também segue em evidência. No 3T/2022 ele estava zerado; no 4T/2022 foram 12 mil m² adicionados ao mercado. E agora, no 1T/2023 foram mais 8 mil m².
Por fim, a absorção líquida segue positiva por cinco trimestres seguidos.
Leia também:
– BR Properties lança na B3 um dos maiores FIIs de escritórios comerciais do país
– Edifício Faria Lima Plaza reduz vacância do imóvel com nova locação
Veja abaixo a relação completa dos imóveis entregues:

Fonte: Buildings CRE Tool
Edifícios em construção
Ainda de acordo com os dados da Buildings, em breve a cidade de Santiago receberá novos empreendimentos. Entre 2023 e 2024 estão projetados mais de 140 mil m² de novo estoque de edifícios de todas as classes.
Desta relação completa de imóveis, dois estão em processo de retrofit.
Neste trimestre já houve a entrega de um empreendimento: o MUT 3 Roger de Flor. E no início deste mês de abril, a torre 2 do MUT Encomenderos também foi entregue, já demonstrando bons resultados para o próximo trimestre.
Veja abaixo a relação completa dos imóveis que serão entregues:

Fonte: Buildings CRE Tool
Para quem tem interesse, a Buildings já dispõe de uma base de dados pronta, na plataforma CRE Tool, traduzida e adaptada para o mercado de Santiago. Para saber mais, clique aqui.
Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:
Deixe uma resposta