Em matéria publicada no segundo semestre de 2023, a região de Las Condes, a “Nova Faria Lima” chilena, destacou-se por apresentar 48% das construções previstas para 2023 e 2024.
O imóvel Urbana Center Apoquindo, previsto para ser entregue neste ano, será uma das apostas para movimentar ainda mais a região. Para saber mais, leia: Urbana Center Apoquindo promete aquecer a região de Las Condes no Chile
Com os dados do 4T/2023 apurados pela Buildings, é possível observar dois destaques interessantes do setor de escritórios de Santiago.
O primeiro deles é a absorção líquida, novamente positiva no universo Corporate Classe A (de alto padrão). O resultado alcançado foi de 7,7 mil m² e representa o oitavo trimestre consecutivo de absorção positiva. Ou seja, o setor tem crescido trimestre a trimestre.
A absorção líquida acumulada em 2023 foi de 48.310 m²; em 2022, 17.606 m². O Complexo MUT, da região de Las Condes, absorveu 23.231 no 1 semestre de 2023.
Também houve a entrega de novo estoque no universo Corporate Classe A: mais de 5,7 mil m² em Las Condes referente ao imóvel Zurich.
Edifícios altos da cidade estão em Las Condes
Voltando novamente nossa atenção para a região de Las Condes, lá se localizam boas empresas em escritórios de alto padrão, com boa infraestrutura.
Para se ter ideia, 76% dos prédios da região são de perfil Corporate, além de também concentrar grande parte dos edifícios altos da cidade. Um lugar com fácil o ao transporte público, boa circulação veicular, e muitas áreas verdes como parques e praças. Por fim, boas alternativas de serviços como shoppings, hotéis e opções gastronômicas.
Las Condes tem atualmente 229 edifícios (Corporate e Office), o que representa um estoque total de 2,1 milhões de m².
Quando olhamos apenas para o universo corporativo de alto padrão (Classe A), são 96 edifícios. Isso representa um estoque total de 1,5 milhão de m², com atividade construtiva de 104 mil m² (dados do 4T/2023).
A taxa de vacância do universo corporativo Classe A segue abaixo dos 10% desde o início do monitoramento da Buildings no Chile, a partir do 4T de 2021.
Leia também:
– Mercado de galpões logísticos continua performando bem
– Fundos de shoppings apresentam dobro de retorno médio em 2023
El Golf representa 29% de todo o mercado Corporate Classe A de Las Condes
Na região de Las Condes, o bairro El Golf continua sendo o maior HUB de escritórios do Chile. Esse apontamento é do último Market Beat Class A da consultoria Cushman & Wakefield.
Para se ter ideia, de acordo com os dados da Buildings, este submercado conta hoje com 54 edifícios, representando uma área total de 838 mil m². A taxa de vacância é de 12%, com menos de 100 mil m² de disponibilidade para novas locações.
Atualmente, El Golf representa 29% de todo o mercado Corporate Classe A de Las Condes.
A região de Las Condes possui 96 edifícios Corporate Classe A, representando 1,4 milhão de m² de estoque total.
De acordo com análise, os principais inquilinos que ocupam a região são o setor bancário, escritórios de advocacia e serviços financeiros.
“Embora este setor seja o mais tradicional de Las Condes, a inovação e o desenvolvimento continuam gerando atualmente diferentes propostas, expandindo o submercado para o sul de Apoquindo, com novos projetos e etapas, destacando durante 2023 os edifícios Gertrudis Callao e Switch”, destacou Rosario Meneses, líder de Pesquisa de Mercado da Cushman & Wakefield, em matéria para o jornal Diário Estratégia.
Ela ressalta, ainda, que durante 2023 observou-se uma procura sustentada de escritórios no setor El Golf, principalmente devido à sua proposta de edifícios com um padrão superior e mais rentável.
“Exemplo disso é que a produção acumulada ou de 6.368 m2 em 2022 para 10.561 no ano ado”, disse Meneses.
Já conhece o BigData do Mercado de Real Estate
Os dados apresentados acima do mercado de Santiago foram extraídos da plataforma CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate. Além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional.
Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:
Deixe uma resposta