Investimentos em logística e entrega rápida são estratégias do Mercado Livre

Com a chegado do final do ano, o Mercado Livre (MELI34) definiu seu objetivo para a edição 2023 da Black Friday. A empresa vai apostar na entrega rápida dos produtos, uma obsessão da companhia, para reconquistar o cliente que já comprou alguma vez na plataforma e que, por algum motivo, não voltou.

Notícia da Info Money aponta que a entrega rápida é uma das “maiores fortalezas” da empresa, embora não seja uma “novidade” para seus clientes. Quem aponta isso é Luiz Vergueiro, diretor sênior de logística da gigante argentina.

Com cerca de 40% de market share no Brasil, o Mercado Livre desenvolveu uma estrutura logística para chegar “ao máximo de cidades possíveis em um ou dois dias”, acrescenta o diretor.

A varejista nascida na Argentina diz entregar no mesmo dia em 193 municípios, em até um dia em 2,9 mil das 5.565 cidades brasileiras (mais da metade do país) e em até dois dias nas demais localidades.

Mercado Livre é sucesso em terras brasileiras

Como trouxemos em conteúdo recente, o Mercado Livre lidera o ranking de condomínios logísticos no Brasil com 1,3 milhão de m² locados. Estes galpões estão distribuídos em 51 ocupações industriais, em diversas regiões. Leia matéria completa aqui: O rápido crescimento da Shein e Shopee no Brasil; Mercado Livre lidera o setor

Instalada no Brasil desde o 2T de 2018, quando ocupou inicialmente 50 mil m² de área, agora o Mercado Live está em 51 locações diferentes.

Além disso, segundo a Buildings, apenas no 2T de 2023, a empresa alugou áreas em três novos condomínios: Nova Lima Business Park, Eco Park II e Cargo Park. Na somatória, essas áreas chegaram a 35 mil m².

Para se ter ideia de sua expansão, a empresa inaugurou em agosto um novo centro de distribuição em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e em outubro um centro de distribuição em Betim, Minas Gerais, para atender toda a região de Belo Horizonte.

Além disso, ainda possui 13 mil m² de locação de escritórios.

Leia também:
O rápido crescimento da Shein e Shopee no Brasil; Mercado Livre lidera o setor
Multiplan e Iguatemi: gigantes de shoppings preparam expansões

Em segunda posição de ocupação logística, aparece a Via, com 965 mil m²; o Magazine Luiza vem em terceira colocação, com 648 mil m², seguida da B2W Digital com 619 mil m². Por fim, o quinto lugar é ocupado pela Amazon, com 565 mil m².

Além dos 10 centros de distribuição (CDs) espalhados pelo país, o Meli também conta com uma frota de 8 aviões. Tem também 4,5 mil agências usadas como pontos de coleta e troca para consumidores e 127 pontos logísticos menores.

Notícia da Info Money

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading