Índice de aluguel, IGP-M tem deflação de 0,80% na 1ª prévia de setembro

Conforme notícia do Jornal de Brasília, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), considerado o principal índice para as negociações de reajustes anuais de aluguéis comerciais e residenciais, teve deflação de 0,80% na primeira prévia de setembro. Essa informação é da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado na última segunda-feira, dia 12.

Com isso, a queda dos preços é menos intensa do que a registrada no primeiro decêndio de agosto, quando o índice recuou 0,88%.

Outra boa notícia é que todos os componentes do IGP-M registraram deflação.

A exemplo disso, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) acelerou o ritmo de queda a 1,01% agora. Ele havia recuado 0,86% na leitura anterior. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) cedeu 0,07%, após alta de 0,49% na prévia de agosto.

Em contrapartida, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) moderou o ritmo de deflação. O indicador registrou queda de 0,24% nesta leitura. Ele havia caído 1,66% na mesma prévia de agosto.

Leia mais notícias clicando aqui

Em suma, foram os preços dos combustíveis caindo que forneceram alívio para o IGP-M em agosto. De acordo com a Isto é Dinheiro, a queda de 0,70% marcou a primeira taxa negativa desde setembro do ano ado. No mês anterior, havia subido 0,21%.

“Os combustíveis fósseis – dada a redução do ICMS e dos preços na refinaria – seguem exercendo expressiva influência sobre os resultados do IPA e do IPC, ambos com taxa negativa em agosto”, explicou em nota André Braz, coordenador dos índices de preços.

O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Notícia do Jornal de Brasília

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading