Incorporadoras se preparam para retomada em 2023 diante da estabilização dos custos 4n1l6c

Artigo publicado no blog Ublink aponta que a interrupção dos aumentos de boa parte das matérias-primas utilizadas na construção de imóveis comerciais torna o ambiente de custos mais previsível para incorporadoras. Isso se reflete em margens menos pressionadas neste semestre. 712r28

Ainda assim, as empresas com foco nos padrões médio e alto de construção seguem cautelosas. Não à toa, continuam a tomar as decisões de lançamentos, projeto a projeto, diante de preços dos imóveis próximos do que se considera o limite para o atual cenário. Além disso, ainda existem incertezas diante das eleições que se aproximam no Brasil, Copa do Mundo e pela continuidade da guerra na Ucrânia.

Raphael Horn, copresidente da Cyrela comentou sobre os resultados do segundo trimestre:

“Queremos acreditar que dá para lançar, mas vamos avaliar caso a caso”, afirmou

A incorporadora continua a apresentar empreendimentos por ter expectativa de boa velocidade de vendas em relação a produtos diferenciados e com boa localização. “Se o cenário piorar muito, teremos de rever lançamentos”. Mas ele acrescentou que torce pela queda dos juros.

Bons resultados i6q9

Nos últimos 24 meses, os preços de venda dos imóveis da Cyrela “subiram bastante”, conforme Horn. Apesar disso, ficaram abaixo do Índice Nacional de Custos da Construção (INCC). Com isso, a companhia continuará a fazer reajustes.

“Tentamos precificar os produtos da melhor forma possível, mas não parece haver muito espaço para altas”, disse.

A Cyrela tem buscado atingir a viabilidade traçada para cada projeto. No período de 2018 a 2020, era possível excedê-la.

Na EZTec, os custos chegaram a superar o INCC em 50% e, atualmente, estão 38% acima do indicador. Essa informação foi ada pelo diretor financeiro e de relações com investidores, Emilio Fugazza.

Ele ressaltou que a incorporadora foi informada por fornecedores da queda dos valores de alguns insumos. Além disso, o dissídio da mão de obra – que teve forte impacto no INCC do segundo trimestre – já está previsto nos próximos orçamentos.

No primeiro semestre, a EZTec apresentou R$ 903 milhões em projetos.

“Temos mais lançamentos a fazer. A pandemia de Covid-19, a guerra da Ucrânia, as eleições e a Copa nos levam a ser cautelosos, mas temos um VGV bem arrojado para lançar, considerando o cenário que estamos enfrentando”, disse  Silvio Zarzur, diretor vice-presidente, de incorporação e de novos negócios.

Rodrigo Cagali, vice-presidente de operações e diretor financeiro da Mitre Realty, compara que o cenário está melhor para as incorporadoras com foco nas rendas média e alta. Segundo ele, do ponto de vista da inflação, está mais desafiador do lado comercial.

“Achamos que o preço dos imóveis está mais perto do limite. E, apesar de a economia estar superando as expectativas, o desempenho tende a ser mais volátil, neste semestre, em razão dos eventos”, afirmou.

Para ler o conteúdo na íntegra e o blog Ublink

Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings 1u41i

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading