Fundos imobiliários em 2023 tendem a se recuperar

Artigo do portal FIIS faz uma análise do ano de 2022 em relação aos fundos imobiliários. Como sabemos, estes últimos doze meses não foram os mais fáceis para o setor. Contudo, as perspectivas para os FIIs em 2023 são bem mais otimistas.

Essa é a avaliação de Moise Politi, gestor responsável pelos fundos imobiliários da REC Gestão de Recursos.

Politi tem sob sua direção quatro fundos: RECR11, RECT11, RELG11 e RECX11. Na visão dele, 2023 será um ano de inflação controlada, juros decrescentes e crescimento econômico, o que ajudará os fundos imobiliários.

“Vai ser um ano positivo”, afirmou o gestor da REC sobre as perspectivas para 2023. Segundo ele, o cenário econômico deve beneficiar as distribuições de dividendos dos FIIs e a valorização das cotas.

Exatamente por isso, ele aponta que este é um bom momento para investir em FIIs.

“Quem quiser investir em fundo imobiliário tem que ter uma visão de médio a longo prazo, mas pode começar agora. Até o fim do ano, estamos em um bom ponto de compra”, afirma.

Lajes corporativas e fundos de papel

Os dois elementos que mais prejudicaram os fundos foram as taxas de juros mais altas e o home office consolidado.

Esse ponto foi mais decisivo nos fundos de lajes corporativas, com o aumento da vacância. Contudo, os funcionários já voltaram para os escritórios e o movimento tem voltado ao normal.

Na área de fundos de papel, houve um componente extraordinário: três meses de deflação.

Mesmo com esses desafios, a gestora conseguiu ir na contramão do mercado.

“A REC conseguiu reduzir a vacância no fundo do RECT11, saindo de 33% para 11% de vacância”, destacou Politi.

Já em relação aos fundos de papel, o gestor tem convicção que o RECR11 voltará a pagar patamares atrativos ao investidor. “Ele vai ter certamente uma apreciação porque o IPCA já está mostrando os sinais positivos.”

O desempenho do FII RECX11, que é um fundo de fundos, tem se destacado por ser um dos FIIs com maior rendimento entre seus pares.

O especialista ressalta que a taxa de juros elevada é uma das maiores culpadas pela crise dos FIIs em 2022. Ele acredita, no entanto, que essa taxa alta não deve continuar nos mesmos níveis em 2023.

Para ler o artigo completo, e o portal FIIS 

Já conhece o BigData do Mercado de Real Estate

Na plataforma Buildings CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate, você pode consultar os mais variados fundos imobiliários. Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, logísticos e FIIs, e a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading