Segundo levantamento da Economatica, dos dez maiores índices de atrasos nos aluguéis, seis são registrados em FIIs de shoppings. t63a
De acordo com notícia do Money Times, o setor de shoppings continua em destaque, mas não necessariamente de forma positiva. Isso mesmo. Os shoppings concentram as maiores inadimplências entre os fundos de investimento imobiliário (FII) listados na B3.
A boa notícia é que esse segmento tem apresentado melhora nos últimos meses, refletindo o aumento da frequência nesses estabelecimentos. Com isso, os casos de atrasos mais agudos são considerados pontuais.
Levantamento da plataforma Economatica com os fundos listados mostra que dos 30 com maiores índices de atraso, 16 são do segmento de shoppings. E afunilando um pouco mais, entre os dez maiores índices de atraso, seis são de centros comerciais de compras.
Esses atrasos são referentes aos valores mensais que os lojistas devem à istração do shopping pelo uso do espaço. Eles podem variar entre um valor fixo ou uma porcentagem das vendas.
As maiores inadimplências estão com FIIs que possuem apenas um empreendimento na carteira, como é o caso do Vida Nova (FIVN11) e do S (SF11). Ambos estão nas primeiras colocações entre os com maiores atrasos. Essas carteiras possuem, respectivamente, os shoppings Vila Nova, em Taboão da Serra (SP), e Piedade, em Salvador (BA).
Leia também: – Itaú BBA seleciona fundos imobiliários com dividendos de quase 16% – Itaú BBA vê setor de shoppings como “porto seguro dos portos seguros” da Bolsa 352912
Mas também há casos de fundos multiativos que amargam inadimplência mais elevada, a exemplo do Votorantim Shoppings (VSHO11).
O índice de inadimplência é ponderado por metro quadrado detido pelo FII. Assim, um indicador de 50% indica que o fundo tem metade de sua área locável com o aluguel inadimplente. O levantamento se baseia nos dados mais recentes disponibilizados pelos fundos. Em vários casos, refere-se ao fechamento de 2022.
Para conferir os dados completos, consulte notícia no Money Times
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj