Conteúdo Exclusivo – Por Ellen Costa 161a3s
Explore as movimentações marcantes no mercado de escritórios de Santiago durante o último trimestre de 2024, destacando-se a absorção líquida positiva, novas locações e devoluções.
São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – No quarto trimestre de 2024, o mercado de escritórios de Santiago apresentou algumas movimentações importantes, tanto de locação quanto mudança de edifícios em algumas regiões de destaque.
Nesse sentido, segundo dados da Buildings, o setor de escritórios corporativos de Santiago corresponde a 4,992 milhões de m². Isso equivale a 724 edifícios prontos (todas as classes).
Já em relação ao mercado corporativo Classe A (alto padrão), são 228 edifícios prontos. Isso corresponde a 2,956 milhões de m². Para conferir todos os indicadores do trimestre do mercado imobiliário corporativo de Santiago, e a plataforma CRE Tool.
De antemão, o novo estoque entregue na cidade no quarto trimestre de 2024 foi pequeno, sobretudo se comparado ao trimestre anterior. Foram 3,8 mil m² no quarto trimestre ante 10,2 mil m² do terceiro trimestre (todas as classes).
Leia também: – Conheças as maiores locações de escritórios de São Paulo ocorridas em janeiro – Escritórios do Rio: cidade novamente tem absorção líquida positiva no 4º tri de 2024 – Preço médio pedido de aluguel de escritórios em São Paulo aumenta em 14% em 2024 176m5s
Mercado de Escritórios em Santiago: mudanças e movimentações do período e3913
Entre as movimentações interessantes do período, o edifício Los Jardines III, na região de Huechuraba, foi o imóvel responsável pelo novo estoque entregue no trimestre. Vale destacar que o empreendimento está 100% disponível para venda.
Do mesmo modo, entre as locações ocorridas, a empresa EY Consultoría expandiu para mais um endereço, em Las Condes, no edifício FFV Gertrudis Callao. Foram locados um total de 6.919 m² construídos em Gertrudis Echenique, na região Buildings de El Golf.
Já na região de Vitacura, a empresa Constructora OVAL comprou e está ocupando a propriedade de 2.606 m² no edifício Tarapacá.
Ainda nesse sentido, o Walmart também alugou escritórios em dois prédios na região de Huechuraba. A empresa está crescendo nesta região, tendo alugado 605 m² no primeiro trimestre de 2024 e mais 1.461 m² no terceiro trimestre de 2024 no edifício ao lado, localizado na Avenida Del Valle.
Por fim, o Governo do Chile teve duas ocupações destacadas, ocorridas em Santiago. Estas se deram nos edifícios Moneda 799 e Edifício Santiago Centro, com áreas de 1.373 m² e 1.274 m², respectivamente.
Escritórios em Santiago: devoluções de espaços 6g6w68
Como é normal em qualquer mercado, o último trimestre do ano também teve devoluções de imóveis e áreas. Entre as devoluções, as maiores ocorreram em Las Condes e Santiago.
A empresa PwC – PricewaterhouseCoopers mudou de endereço, tendo alugado no primeiro trimestre de 2024 uma área de 5.870 m² no Titanium, a qual foi devolvida na Torre de La Costanera.
A Adexus saiu do edifício Torre Centenário após anunciar que enfrentou falência. A empresa ocupava uma área de 4.694 m² em Santiago.
A BUPA devolveu uma parte da área ocupada, mas continua ocupando 1.417 m² no Torre del Parque 2 em Las Condes.
Já e empresa Confuturo foi para Providencia, saindo do edifício Las Américas em Santiago.
Por fim, entre as vendas de destaque aparecem as empresas Ohio National que comprou todas as propriedades da Zurich no início de dezembro de 2024.
E a Universidad Mayor comprou 100% dos edifícios Cóndor VI e VII por aproximadamente US$ 21 milhões.
Absorção líquida positiva é destaque no 4º trimestre de 2024 105oe
A absorção líquida se tornou um ponto de atenção no 3º trimestre de 2024, ao apresentar resultado negativo 16 mil m² (Classe A). Contudo, o 4º trimestre foi marcado por uma absorção positiva de 6 mil m². Embora não tenha recuperado as perdas de outrora, avançou no período.
A taxa de vacância se manteve praticamente igual, em 14,8%, assim como a atividade construtiva em 140 mil m².
No universo Corporate, todas as classes, a absorção líquida do mercado de escritórios de Santiago também foi positiva no 4º trimestre, alcançando 4,2 mil m², depois de três trimestres seguidos com resultado negativo.
A cidade recebeu o edifício Los Jardines III, em Huerchuraba, com área locável de 3.863 m².
Na região de Nueva Las Condes, a absorção líquida também foi positiva, apresentando 4 mil m² de resultado (Corporate, todas as classes).
Por fim, Vitacura também apresentou 3,2 mil m² de absorção líquida positiva, vindo de uma sequência de quatro trimestres positivos consecutivos.
Para conferir todos os indicadores do trimestre do mercado imobiliário corporativo de Santiago, e a plataforma CRE Tool.
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj