Conteúdo Exclusivo – Por Ellen Costa 2s4o3u
Um novo fôlego nos escritórios cariocas: menor taxa de vacância há quase 10 anos e absorção positiva por vários trimestres seguidos.
São Paulo, 13 de maio de 2025 – Na última quarta-feira, 7 de maio, o mercado de escritórios do Rio de Janeiro ganhou destaque durante o 17º Buildings Exclusive, realizado no edifício JHA Corporate Boutique, em São Paulo. A menor taxa de vacância de escritórios no Rio desde 2015 saltou aos olhos.
Enquanto o mercado de escritórios paulista impressionou com seus números e projeções, a cidade maravilhosa mostrou um cenário positivo no setor imobiliário corporativo.
Atualmente, o Rio conta com 659 edifícios corporativos prontos para ocupação, abrangendo todas as classes, e 129 imóveis de Classe A (alto padrão). Além disso, há 9 imóveis em construção ou retrofit e 17 projetos em fase de planejamento.
Dados do primeiro trimestre revelam que a taxa de vacância no segmento Corporate caiu para 23% (engloba todas as classes). Trata-se do menor nível desde o terceiro trimestre de 2020.
Já no segmento Classe A, a vacância está em 29%, o menor índice desde o quarto trimestre de 2015.
Nesse sentido, outro indicador importante, a absorção líquida (que mede a diferença entre locações e devoluções de espaços), foi de 13,3 mil m² para o segmento de escritórios de todas as classes. Esse indicador marca o sexto trimestre consecutivo de resultados positivos.
Por outro lado, no segmento Classe A, a absorção líquida foi ainda maior. O resultado foi positivo em 19,6 mil m², superando o trimestre anterior e mantendo cinco trimestres consecutivos de crescimento.
Leia também: – Novo inquilino do eio Paulista: Banco do Brasil expande atuação na Paulista – Disputa logística: Shopee faz 6 novas locações no 1T de 2025; Mercado Livre segue na liderança do setor 2y6g1w
Escritórios do Rio: movimentações marcantes l2o2a
Com base nos dados do Buildings CRE Tool, durante o 17º Buildings Exclusive, Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings, apresentou o resultado do primeiro trimestre de 2025 – que trouxe importantes locações no Rio de Janeiro:
A primeira delas foi do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que alugou 16,8 mil m² no edifício Presidente Business Center, Cidade Nova, além de 800 m² no edifício São Bento Oito.
Já o TER-RJ locou 6,9 mil m² no edifício Sulacap. Por fim, a A EDF Renewables alugou 2,5 mil m² na Torre Almirante.
Transações de compra e venda
- A São Carlos vendeu 2.331 m² no edifício Latitude Rio de Janeiro e 6.749 m² no eio 56;
- O CIX Retrofit FII adquiriu os 2.331 m² do edifício Latitude Rio de Janeiro e 4.885 m² do João Ursulo Ribeiro Coutinho.
Esses números mostram um mercado em movimento, buscando recuperação nos indicadores para o setor de escritórios no Rio de Janeiro, refletindo otimismo. Para saber mais sobre os indicadores do setor de escritórios caroca, e o Buildings CRE Tool e faça suas análises.
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj