Segundo matéria publicada no Valor Econômico, a economia do Chile cresceu 11,7% em 2021, segundo dados divulgados pelo Banco Central do país na última sexta-feira (18/03), o melhor resultado já registrado na história. t1a3f
O crescimento recorde ocorreu após o tombo histórico de 6% em 2020, quando o país precisou adotar uma série de restrições sobre a atividade econômica e social por causa da Covid-19.
Apesar da expansão histórica, o resultado para o Produto Interno Bruto (PIB) do Chile ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 12% em 2021.
No quatro trimestre, a economia deu sinais de desaceleração e avançou 1,8% em relação ao período anterior, também abaixo dos 2,2% esperados por economistas.
Em um relatório, o Banco Central afirmou que o crescimento recorde foi reflexo da reabertura gradual da economia e da maior adaptação das famílias e das empresas ao contexto sanitário da pandemia.
“Foi observado um aumento da demanda interna, explicado em parte pelas medidas econômicas de apoio às famílias e às empresas e aos saques parciais dos fundos de pensões”, acrescentou a autoridade monetária.
Assim como outras economias da América Latina, o Chile deve enfrentar uma desaceleração no crescimento neste ano, em um dos desafios que deverão ser encarados pelo novo presidente do país, Gabriel Boric, que tomou posse na semana ada.
O governo anterior previu que o PIB crescerá 3,5% em 2022, mas o novo ministro da Economia, Mario Marcel, disse à imprensa local ontem que as estimativas não condizem com o ajuste que o país precisará fazer neste ano para controlar a inflação.
Para conferir a notícia completa , e o Valor Econômico.
Dados de Santiago: novo mercado mapeado na Expansão Latam 6f2624
Recentemente divulgamos o trabalho que a Buildings realizou de mapeamento do mercado de escritórios em Santiago. Ao todo, são 840 edifícios monitorados na capital chilena. Além disso, a plataforma CRE Tool está traduzida e adaptada para o mercado chileno e muitos clientes já estão fazendo suas análises.
Mercado de escritórios classe A em Santiago n53n
Os dados apurados apontam que para o mercado classe A Corporate são 150 edifícios de alto padrão, totalizando 1.972,691 milhões de m² de estoque total.
A atividade construtiva na cidade é de 44.605 mil m² (4T/2021), com uma taxa de vacância de 12,02%.
Mercado de escritórios corporativos (todas as classes) 162s6l
Os dados apurados apontam 593 edifícios comerciais (todas as classes), totalizando 4.601.654 milhões de m² de estoque total.
Quando olhamos para a atividade construtiva na cidade são 51,414 mil m², com uma taxa de vacância de 9,74%.
Para mais informações e dados, confira o vídeo abaixo da Expansão Latam! 5h1o3i
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj