Assim como conhecemos bem a força das regiões primárias de São Paulo, que se destacam pela qualidade dos ativos, infraestrutura da região, valorização imobiliária e forte concorrência, está na hora de também conhecer a força de algumas das principais regiões de Santiago.
Como compartilhamos no início de 2022, o sonho de expandir o trabalho da Buildings para a América Latina começou em 2018. Pouco tempo depois, Fernando Libardi (sócio-diretor) desembarcou em Santiago, no Chile. Era meados de 2019. O trabalho de pesquisa e mapeamento do mercado começou logo que a questão burocrática foi resolvida.
O saldo da pesquisa iniciada lá atrás pode ser conferido no Buildings CRE Tool, com dados a partir do 4T/2021 do mercado de escritórios corporativos e office, de todas as classes.
Quando analisamos os números gerais do mercado de escritórios de Santiago, o estoque total é de aproximadamente 6,3 milhões de m² (975 edifícios). A atividade construtiva atual já ultraa os 200 mil m².
Dito isso, agora faremos um comparativo de duas das principais regiões de Santiago, para você também conhecer as características dos ativos existentes lá.
Las Condes e Huechuraba se destacam nas regiões primárias
A “Nova Faria Lima” chilena é a região de Las Condes. Lá se localizam boas empresas em escritórios de alto padrão, com boa infraestrutura na região.
Para se ter ideia, 76% dos prédios são de padrão corporate e é neste lugar que se concentra grande parte dos edifícios altos da cidade. Um lugar com ótimo o ao transporte público, bom trânsito veicular, e muitas áreas verdes como parques e praças. Por fim, boas alternativas de serviços como shoppings, hotéis e serviços gastronômicos.
Las Condes tem atualmente 220 edifícios (Corporate e Office), o que representa um estoque total de 2,1 milhões de m². A atividade construtiva é de 144,2 mil m² (dados do 4T/2022).
Quando olhamos apenas para o universo corporativo de alto padrão (A e A+), são 95 edifícios. Isso representa um estoque total de 1,5 milhão de m² e atividade construtiva de 122,0 mil m².
Já faz alguns trimestres que vemos a taxa de vacância abaixo dos 10,0% sem oscilar demais; a absorção se encerrou positiva no ano de 2022 (dados do 4T/2022). O preço médio pedido segue estável como no trimestre anterior.
Huechuraba, o Alphaville brasileiro
Em termos comparativos, a nova região de Huechuraba equivale ao famoso bairro de Alphaville, em Barueri e Santana de Parnaíba, cidades próximas a capital paulista.
Huechuraba tem atualmente 66 edifícios (Corporate e Office), o que representa um estoque total de 350,00 mil m² (dados do 4T/2022).
Em primeiro lugar, quando olhamos apenas para o universo corporativo de alto padrão (A e A+), são 28 edifícios. Isso representa um estoque total de 214,5 mil m².
O estoque se mantém o mesmo desde o 4T/2021 quando o monitoramento da Buildings começou em Santiago. Ou seja, não houve novas entregas imobiliárias neste período.
De igual maneira, a cidade não possui atividade construtiva desde que o monitoramento da Buildings começou.
A taxa de vacância atual é de 14,5%, um pouco menor que nos trimestres anteriores. Mesmo estando acima de 10%, é uma taxa equilibrada.
A absorção líquida foi bem tímida neste 4T 2022, mas cresceu 22,9% se comparado ao trimestre anterior. Preço médio pedido está estável como no trimestre anterior.
Se interessa pelo mercado imobiliário de Santiago? Consulte a plataforma CRE Tool – traduzida e adaptada para o mercado chileno. Muitos clientes já estão fazendo suas análises.
Para saber mais, agenda uma reunião com nossa equipe comercial.
Já conhece o BigData do Mercado de Real Estate
Os dados apresentados acima do mercado de escritórios de Santiago foram extraídos da plataforma CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate. Além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional.
Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:
Deixe uma resposta