Neste novo vídeo no canal da Buildings no Youtube, Christofer Mariano analisa duas regiões cobiçadas de São Paulo, conhecidas por seu perfil corporativo atraente, empreendimentos de alto padrão e grande atividade comercial: a Chucri Zaidan e a Nova Faria Lima. Quer saber tudo sobre essas regiões e outras de São Paulo, conheça a ferramenta Buildings CRE Tool.
Como é o perfil de cada uma delas, quais são seus diferenciais e pontos em comum? Quais expectativas quanto à taxa de vacância, preço de locação, tendências, ativos em estrutura de fundos imobiliários etc?
Confira todos os detalhes e análises no vídeo abaixo:
Não esqueça de se inscrever em nosso canal, caso ainda não seja inscrito, e ativar as notificações, clicando no sininho. Acompanhe também a Buildings nas redes sociais: Linkedin e Instagram.
O mercado imobiliário

Região da Faria Lima (crédito Buildings)
A Buildings monitora o mercado de escritórios em 15 cidades do Brasil, além de São Paulo e Rio de Janeiro – os dois maiores centros comerciais do país. Também monitora todos os empreendimentos logísticos do Brasil, além do mercado de escritório de Santiago, no Chile, que deu início à expansão Latam. Para saber mais, clique aqui.
Quanto ao mercado imobiliário de escritórios, é importante entender de forma macro as duas regiões em destaque.
Quando se pensa em lajes corporativas, com mais de 100 m², a Chucri Zaidan possui 47 edifícios comerciais, com 990 mil m² de estoque (edifícios A, B e C).
Já a Nova Faria Lima possui 131 edifícios comerciais, com 1,35 milhões de m² de estoque (edifícios A, B e C).
Já o universo Classe A (alto padrão) na Chucri Zaidan possui 31 edifícios comerciais, com 850 mil m² de estoque total.
Para a Nova Faria Lima são 46 edifícios comerciais, com 938 mil m² de estoque total, percentual de 70% de edifícios de alto padrão.
No universo de edifícios triple A, a região da Chucri Zaidan tem 16 prédios comerciais, com 621 mil m² de estoque. É a maior região de São Paulo onde se concentra edifícios triple A.
A Nova Faria Lima tem menos: são 11 edifícios comerciais, com 395 mil m² de estoque total.
Taxa de vacância e média de preço pedido
Dois índices são muito importantes quando se fala do universo de alto padrão como um todo: a taxa de vacância e a média de preço pedido para locação.
A Chucri Zaidan apresenta 33% de taxa de vacância e R$ 96,00 de média de preço pedido por m² (fechamento do 4T/2021).
Já a Nova Faria Lima apresenta 4,8% de taxa de vacância (uma taxa muito baixa) e R$ 161,00 de média de preço pedido por m² (fechamento do 4T/2021). Esse valor é o melhor do mercado de São Paulo.
O comportamento dessas duas regiões é interessante, tem diferente aspectos. Para obter mais informações, consulte a ferramenta Buildings CRE Tool.
Fundos de investimento imobiliário
Outro dado importante de analisar são os fundos de investimento imobiliário dessas duas regiões.
Hoje, na Chucri Zaidan existem 8 FIIs em 12 prédios comerciais, com um estoque total de 200 mil m².
Na Nova Faria Lima são 5 FIIs em 5 ativos, com um estoque total de 36 mil m². A região possui um perfil de proprietários institucionais.
Quanto à taxa de vacância, o portfólio de ativos na estrutura de FIIs é de 16% na Chucri Zaidan (bem abaixo do mercado).
Já na Nova Faria Lima a taxa de vacância é 0% no portfólio de ativos na estrutura de FIIs.
Historicamente a Faria Lima performa muito bem, mas fato é que não tem mais espaço para onde a região expandir. Não existe potencial construtivo na região. Isso fez com que outras empresas começassem a olhar para outras regiões e edifícios em seu entorno.
E nesse sentido, a Chucri tem muito espaço para construção e preço de aluguel atrativo. É, sem dúvida, uma tendência de crescimento.
O BigData do Mercado de Real Estate
Se você ainda não conhece, a plataforma CRE Tool é o BigData do Mercado de Real Estate. Como mencionado anteriormente, além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional.
Se você tem interesse em também conhecer o mercado de Santiago, entre em contato com Talita Quirino, Business Leader – Latam na Buildings.
Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça nossa plataforma, clicando abaixo:
Deixe uma resposta