Buildings libera prévia de escritórios e logístico do 3º trimestre de 2024; confira

A poucos dias de outubro, estamos na reta final da consolidação dos dados de escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, além do setor logístico e industrial de todo o Brasil referente ao 3º trimestre de 2024 (julho, agosto e setembro).  

Contudo, os dados já apurados pela Buildings até o momento (cerca de 90%) são capazes de dar uma ideia do atual cenário dos setores e das tendências que virão. O setor segue crescendo? Algum ponto de atenção? O mercado já recuperou as perdas de outrora?

Vamos conferir nos resultados prévios abaixo?

Mercado de escritórios Corporate Classe A de São Paulo segue com projeção positiva

A prévia do mercado de escritórios de São Paulo, no universo Corporate Classe A, aponta uma absorção líquida positiva de cerca de 50 mil m² no 3º trimestre de 2024.

Embora menor que no trimestre anterior, que foi superior a 80 mil m², segue numa projeção positiva. Além disso, vem de cinco trimestres seguidos com resultado positivo. Ou seja, demonstra uma tendência de crescimento para o mercado imobiliário.  

Quanto à taxa de vacância, não deve cair muito em relação ao último trimestre devido ao novo estoque entregue no período: permanecendo na casa de 20%.

Entre os highlights interessantes do trimestre, podemos citar a mudança de prédio da Editora Globo – para outro imóvel; além da expansão da Uber no mesmo prédio ocupado.

Outro destaque se refere ao novo estoque entregue, de 30 mil m², referente ao edifício JK Square na região da Nova Faria Lima. Nesse sentido, vale observar que a região não sofre com taxa de vacância há muitos trimestres. Contudo, com essa entrega, pode ser que se desenhe um novo cenário, abrindo oportunidades para novas empresas que desejam se instalar lá.

Leia também:
Hedge vai unificar seus três fundos logísticos em plano de R$ 1,6 bilhão
Buildings HUB: a nova ferramenta de conteúdo do mercado imobiliário corporativo
– Shopee acelera: gigante do e-commerce expande presença em MG com novos hubs logísticos

Mercado logístico apresenta números expressivos

Novamente, o grande destaque do trimestre é o mercado logístico brasileiro que permanece aquecido. Entre os resultados da prévia do 3º trimestre de 2024, destaca-se a adição de novos galpões. Além disso, houve aumento do estoque total, entrega de novo estoque, entre outros indicadores.

A absorção líquida do trimestre apurada até o momento aponta meio milhão de m² (próxima dos 500 mil m²). Embora menor que no trimestre anterior (mais que 860 mil m²), segue expressiva. 

O Mercado Livre aparece entre os maiores locadores do período, seguido da Shopee que também absorveu novas áreas.

Vale observar que houve um grande número de pré-locações no trimestre. Essas pré-locações mostram boas projeções de expansão das empresas do setor.

Além disso, a taxa de vacância pode cair porque o novo estoque não é grande, ficando abaixo da absorção.

Mercado de escritórios carioca registra nova absorção líquida positiva 

A prévia dos números do mercado de escritórios do Rio de Janeiro, no universo Corporate Classe A, apontam que o setor apresentou, pelo terceiro trimestre consecutivo, absorção líquida positiva. E ela tende a ser maior que no trimestre anterior.

Outro destaque interessante é que a cidade vai absorver um Novo Projeto do Governo Federal, responsável por ocupar 2 prédios que estavam há muito tempo sem locação.

O Rio de Janeiro não apresentou novo estoque no 3º trimestre de 2024.

Já conhece o BigData do Mercado de Real Estate

Os dados prévios apresentados acima foram extraídos da plataforma CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate. Além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional; o mercado de real estate de Santiago também faz parte do monitoramento da Buildings desde 2021 (escritórios) e setor logístico chileno (desde 2023).

Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading