16ª edição do Buildings Exclusive: explosão do setor imobiliário corporativo

Conteúdo Exclusivo – Por Ellen Costa

Confira os destaques do 16ª Buildings Exclusive: crescimento contínuo e inovações no mercado imobiliário corporativo brasileiro.

São Paulo, 24 de fevereiro de 2025 – Na última quarta-feira, 19 de fevereiro, o mercado imobiliário corporativo brasileiro foi palco de um dos eventos mais importantes do setor: a 16ª edição do Buildings Exclusive.

Exclusivo para os clientes da plataforma Buildings CRE Tool, o maior e mais completo banco de dados de Real Estate do Brasil, o encontro foi realizado no Empreendimento JK Square Corporate, em São Paulo.

Nesse sentido, novamente de casa cheia, o evento reuniu 350 executivos e líderes do setor para uma análise aprofundada do mercado de escritórios e setor logístico. São Paulo e Rio de Janeiro tiveram dados em destaque.

Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings, conduziu a apresentação, proporcionando uma visão rica e detalhada dos indicadores do 4º trimestre de 2024.

Por conseguinte, a cidade de São Paulo evidencia um panorama de crescimento com 1.646 edifícios corporativos prontos para ocupação (todas as classes), incluindo 308 imóveis de perfil Classe A (alto padrão).

A cidade ainda detém 38 imóveis em construção ou retrofit e 26 empreendimentos em projeto (todas as classes).

Além disso, entre os destaques apresentados, o mercado imobiliário da cidade sorriu com uma absorção líquida positiva de 116 mil m², consolidando o sétimo trimestre consecutivo de indicador positivo (Classe A). Vale destacar os 98,7 mil m² em edifícios de padrão Classe A e 22,2 m² de perfil Classe B.

Buildings Exclusive: São Paulo recebe novos empreendimentos

Além disso, 119 mil m² de novo estoque foram entregues no último trimestre, aquecendo a cidade e regiões estratégicas. Nesse sentido, o novo estoque se deu nas regiões:

    • Arquipeo (quase 55 mil m²), na região da Vila Leopoldina;
    • Fidalga J. Safra Corporate (quase 17 mil m²), na região de Pinheiros;
    • Capote 210 (quase 15 mil m²), na região da Paulista;
    • Oscar dos Santos Emboaba (mais de 10 mil m²), também na região de Pinheiros;
    • JM Corporate Boutique (7,6 mil m²) também em Pinheiros;
    • OPI 07 (8,2 mil m²) na Faria Lima;
    • Inspira Itaim (6,3 mil m²) também na Paulista.

Por conseguinte, outro destaque que representa um marco significativo para o mercado de escritórios corporativos de São Paulo é a surpreendente conquista de 10 milhões de metros quadrados de espaços ocupados.

Em 2005, quando a Buildings iniciou o monitoramento do setor, o total de metros ocupados perfazia 7 milhões de m². A pandemia de 2020 brevemente desacelerou este crescimento, mas o mercado de escritórios ressurgiu com força nos últimos anos.

Lá em 2008, o quarto trimestre alcançou 8 milhões de m². Quando chegamos em 2017, o terceiro trimestre bateu 9 milhões de m². Outrossim, o atual número de 10 milhões de metros quadrados de área ocupada supera o estoque combinado de imóveis corporativos do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e Brasília juntos, evidenciando a força do mercado paulista.

Novo WebEscritórios: tecnologia e inovação para seus negócios

Ao mesmo tempo, aproveitando o evento, apresentamos aos nossos clientes o relançamento do WebEscritórios 2.0. E não foi apenas o design que mudou. Totalmente repaginado, o portal agora traz novas funcionalidades e mais soluções tecnológicas e inovadoras para as empresas que estão em busca de um novo escritório para alugar, ou imóvel para comprar.

Com o novo portal, os proprietários de imóveis podem potencializar seus anúncios e alcançar novos clientes de forma mais rápida e inteligente.

E para as empresas à procura de um novo local para instalar sua equipe de trabalho e ampliar seus negócios, as melhores ofertas para comprar ou alugar um imóvel – seja escritório ou sala comercial – estão no Novo WebEscritórios.

Agora é possível pesquisar por endereço, região ou cidade, e pelo tipo de imóvel desejado: andar corporativo, edifício inteiro, coworking e muito mais. Tudo em um ambiente seguro e confiável.

Novas funcionalidades do portal:

      • Buscas Precisas: oferece resultados personalizados;
      • Filtro de Busca: pesquisa por endereço, região ou cidade;
      • Tipos de Imóveis: andar corporativo, edifício inteiro, coworking e muito mais.

Resultado das Pesquisas:

      • Mapas da Região: visualização da área e ofertas disponíveis;
      • Detalhamento dos Anúncios: diversas opções de imóveis com características interessantes.

Facilidades:

      • Opções disponíveis para consulta detalhada;
      • Possibilidade de refazer a pesquisa para explorar outras opções. Para saber mais, e aqui.
Leia também:
A disputa entre Shopee e Mercado Livre pelos galpões logísticos brasileiros
– Absorção de escritórios cresce e regiões secundárias se destacam em São Paulo
– 35 novos shoppings vão aquecer a economia do Brasil em 2025 e 2026

O dinamismo do mercado logístico em 2024 e na última década também ganhou grande notoriedade no 16º Buildings Exclusive, sobretudo em relação à evolução do estoque total de condomínios logísticos no Brasil.

Vale destacar que no final de 2013, o Brasil possuía 20 milhões de m² de estoque logístico. De lá para cá já são quase 40 milhões de m².

Esse resultado abriu portas para discussões sobre o potencial do Brasil de alcançar a média per capita dos Estados Unidos, de 5 m² por pessoa.

Agradecimentos

Por fim, nesta 16ª edição do Buildings Exclusive, a Buildings deixa um agradecimento especial aos patrocinadores: SDI Desenvolvimento Imobiliário e Tellus como Meeting Sponsor; John Richard, RealtyCorp e TRIO Arquitetura como Sponsor; Barzel Properties, InvestCorp e Eletromidia como Co-Sponsor.

Não é apenas o conteúdo dos números que torna o Buildings Exclusive um evento indispensável para entender o mercado, mas também o seu poder de reunir os principais profissionais do setor em um ambiente de aprendizado e networking.

Confira o teaser do encontro:

Confira algumas fotos:

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading