Em matéria publicada no dia 07/11 no Portal Terra, as contribuições e análises que Fernando Didziakas fez durante o SUMMIT IMOBILIÁRIO BRASIL 2021 foram utilizadas. 6w3s38
Com o ar dos meses, algumas tendências anunciadas em 2020 já precisam ser relativizadas ao final de 2021. Algumas estão relacionadas ao mundo corporativo, principalmente no caso dos setores de evento e, principalmente, na questão da necessidade de as empresas precisarem ou não de mais espaço para o seu dia a dia.
“A necessidade do olho no olho é algo que não vai mudar”, afirma Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings, empresa especializada no comportamento do setor corporativo. Pela análise do executivo, pode-se dizer que “as mudanças práticas, no setor, por exemplo, de lajes corporativas, ainda são pequenas”.
O redesenho do setor, em relação aos primeiros impactos da pandemia, parece que vai ser menor do que o esperado. Pelos números apresentados durante mais uma edição do Summit Imobiliário Estadão, a taxa de devolução de espaços comerciais, hoje, em um universo de 2,8 mil edifícios corporativos está na casa dos 5%. Nos chamados empreendimentos classe A, em áreas como a da Avenida Faria Lima, por exemplo, dos 4 milhões de m² de 250 imóveis, 150 mil m² foram devolvidos.
Meio do caminho 1x2n6z
A discussão entre o trabalho totalmente remoto e o 100% presencial mostra claramente que a tendência é que se fique em um meio do caminho, diz o diretor da Buildings. “Esse é um assunto vencido. Mas a escolha pelo 100% ao vivo está sendo maior do que o 100% online.” No terceiro trimestre de 2021, por exemplo, os dados reforçam a tese de Didziakas. “A taxa de devolução voltou a ficar menor do que a de novas locações.”
Uma dúvida, porém, persiste. Segundo o executivo, ainda é preciso saber se o fato de as empresas voltarem para seus prédios corporativos, mesmo com 30% menos de pessoal no presencial, por exemplo, vai significar mais ou menos espaço físico.
CLIQUE AQUI para conferir na íntegra a matéria no Portal Terra. 4x203l
***
NA MÍDIA bb3y
Confira outras matérias e participações da Buildings:
- Galpões de logística batem recorde de ocupação no Brasil, matéria exclusiva da GloboNews
- Office Connection Digital_21: como será a volta ao trabalho presencial
- O futuro dos escritórios no pós-pandemia: evento Barzel Meetings aborda o tema
“Dúvida com retomada dificulta aluguel de salas e conjuntos comerciais”, matéria da Folha de S.Paulo - “Faria Lima em suspense”, matéria do Uol Economia
- “Trabalho híbrido anima coworkings, que se preparam para aumentar a oferta”, matéria da CNN Brasil
- Exclusivo: devolução de escritórios bate recorde em SP e RJ no primeiro semestre de 2021, matéria da GloboNews
- “Valorização de imóveis afeta mercado de lajes corporativas”, matéria do portal The Capital Advisor
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj