Conteúdo Exclusivo – Por Ellen Costa 161a3s
Novos shoppings prometem crescimento robusto em 2025, além de expansão regional e faturamento recorde.
São Paulo, 04 de fevereiro de 2025 – O setor de shopping centers no Brasil continua a mostrar sinais de crescimento robusto em 2025. Em plena expansão ao longo de 2024, esse setor do varejo tem apresentando resultado contínuo, destacando oportunidades, inaugurações de novos shoppings e expansão regional.
Segundo dados da Buildings – empresa brasileira especializada em pesquisa imobiliária corporativa – 25 novos shoppings estão previstos para inaugurar em 2025 e mais 10 em 2026. Por conseguinte, esse montante representa 725 mil m² de área em construção. Além disso, quasse 700 novas lojas serão instaladas nesses empreendimentos.
A exemplo da força do setor, notícia do portal Monitor Mercantil apontou que os shoppings movimentaram mais de R$ 200 bilhões em 2024, batendo um novo recorde de faturamento. Este valor, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers representa um aumento de 3,6% em relação ao desempenho de 2023.
Leia também:– Mercado logístico chileno: crescimento é impulsionado por novos empreendimentos– Escritórios em Santiago: análise completa do 4º trimestre de 2024– Conheças as maiores locações de escritórios de São Paulo ocorridas em janeiro p671e
São Paulo e Rio lideram o setor 303i2w
Do mesmo modo, na esteira deste crescimento financeiro, o setor segue avançando com novas construções em diversos estados. E mais: inaugurações estratégicas de lojas que vão deixar 2025 mais dinâmico e competitivo.
Da fatia de 25 novas construções em andamento para 2025, 8 shoppings estão localizados em São Paulo e região. Isso injetará oportunidades ao mercado de trabalho, à economia e novos negócios serão fomentados.
Atualmente, segundo dados da Buildings, o setor de shoppings brasileiro conta com 668 shoppings em todo o país. São Paulo, claro, detém a maior fatia: são 205 shoppings em atividade, enquanto o Rio de Janeiro, a segunda maior cidade, possui 83 empreendimentos.
Os demais – 380 shoppings – estão distribuídos noutros estados brasileiros.
Isso representa mais de 17,5 milhões de m² de área locável total. O setor dispõe, ainda, de shoppings na estrutura de Fundos Imobiliários: 71 no total. Saiba mais sobre o mercado de shoppings aqui.
Em janeiro de 2025, diversas marcas inauguraram lojas, incluindo BR Machine, Gru DPSP Drogaria São Paulo, Burger King Brasil, Natura e Planet Girls, contribuindo para a diversificação e fortalecimento do setor.
Além disso, o Censo Brasileiro de Shopping Centers, realizado pela Abrasce, destaca ainda que 25% das empresas do setor planejam expansão em 2025. Isso acontece como reflexo da confiança no crescimento econômico e do aumento da demanda por espaços comerciais e de lazer. Saiba mais sobre o mercado de shoppings aqui.
Deixe uma respostaCancelar resposta 11sj