Dando continuidade ao trabalho iniciado no Chile em meados de 2019 e a fim de consolidar sua atuação na América do Sul, a Buildings realizou a 2ª edição do Buildings Exclusive em Santiago. O evento ocorreu na última semana (13/06) e foi um sucesso, reunindo cerca de 150 clientes e players do setor imobiliário corporativo.
De antemão, uma roda de conversas com seis convidados trouxe as percepções sobre o mercado de escritórios e setor logístico de cada participante.
Nesse sentido, o ponto alto do encontro promoveu uma rica discussão e troca de ideias entre os istas.
Dados e destaques do setor logístico chileno
O setor logístico do Chile é composto por 6,9 milhões de m² de estoque total, o equivalente a 193 condomínios prontos para ocupação. O mapeamento da Buildings começou no 3T de 2023 e segue intensamente.
A taxa de vacância — um dos principais indicadores do setor imobiliário — não é algo preocupante: está em 4,40%. O mercado considera 10% de taxa de vacância um número saudável para medir o bom desempenho do setor.
Em relação à quantidade de condomínios logísticos ao redor de Santiago, conforme quadro abaixo, a maior concentração é no Norte, com 43 imóveis; em segunda colocação aparece Nor-Poniente, com o total de 29 imóveis. Outras localidades somam 61 imóveis.
Quanto às áreas em construção, elas somam 686.769 m². Para se ter ideia do bom desempenho do setor, 74,8% de estoque está previsto para ser entregue ainda em 2024. Além disso, 25,2% está previsto para 2025.
Leia também:
– Barzel compra ativo da Multiplan e tem R$ 2 bi para investir
– Fundo que investe em shoppings anuncia oferta de R$ 625 milhões
Insights do evento
Em seguida, entre as construções de destaque, aparecem:
- Parque Logístico Princesa – previsão de entrega: 3T de 2024;
- Metalpar Center Maipú – previsão de entrega: 3T de 2024;
- Work Center RadialNor- Oriente – previsão de entrega: 4T de 2024.
Quanto ao novo estoque para 2024, aparecem: OPL El Montijo I com 17 mil m² de área e Camino Lo Echevers 730 com 11.671 m² de área.
Conforme quadro abaixo, quando comparamos a taxa de vacância de Santiago com São Paulo (em relação ao raio de 30 km da capital), percebemos que elas se equiparam.
Por fim, alguns dos insights do evento apontaram:
- O novo estoque trouxe um aumento na taxa de vacância, mas também oportunidades de expansão e novas ocupações (já que tínhamos 0 m² de área disponível).
- A área que está em construção para ser entregue no próximo ano é grande e a taxa de vacância aumentará se não houver uma demanda tão forte quanto nos anos anteriores.
Por fim, uma dúvida ficou no ar: após o aumento de preços acompanhado até aqui, o preço médio pedido de aluguel vai cair ou se estabilizar com o crescimento da oferta?
Mercado de escritórios em Santiago segue crescendo
Os dados do 1T/2024 do mercado de escritórios de Santiago apontam mais de 5 milhões de m² de estoque total (Corporate, todas as classes), o que corresponde a 731 edifícios prontos para ocupação.
A taxa de vacância é de 11,41%, pouco menor que no trimestre anterior.
Em relação ao Universo Classe A, dos imóveis mais procurados pelas empresas, a taxa de vacância também caiu no 1T de 2024, saindo de 13,02% para 12,23%.
Quanto à absorção líquida, indicador de crescimento ou retração do mercado, o resultado foi bastante expressivo: quase 30 mil m² positivos no 1T de 2024 ante 10 mil m² do 4T de 2023.
Além disso, alcançou 32 mil m² quando se considera o Universo Corporate, de todas as classes.
Entre as transações de compra ocorridas no 1T de 2024, destacam-se:
- Las Condes 6768 – com área total de 5.727 m², tendo a ACHS como ocupante 100%.
- Altus – com área total de 4.710 m², tendo a FALP como ocupante 100%.
- Paul laudel – com área total de 7.758 m², tendo a Información Pendiente como ocupante 100%.
Entre as transações de locação ocorridas no 1T de 2024, destacam-se:
- Nueva Apoquindo Torre II – com área total de 7.064 m²;
- Vitacura 4705 – com área total de 4 mil m².
Por fim, alguns dos insights do evento apontaram:
- O mercado está recebendo novas entregas quase todos os trimestres desde o final de 2021;
- A variação da taxa de vacância não tem sido grande nos últimos anos;
- A absorção líquida tem sido positiva desde o 4º trimestre de 2022, o que demonstra que o mercado tem estado ativo;
- Espera-se que o mercado receba novo estoque nos próximos anos.
Agradecimentos
Nesta 2ª edição do Buildings Exclusive em Santiago, a Buildings deixa um agradecimento especial aos patrocinadores: Cenco Malls e Office Hub Costanera (Meeting Sponsor), nas pessoas de Iván Magdic e Loreto Herrera; também agradece Invinsa e In media, in building e Casbro (Sponsor).
Aproveitamos para novamente agradecer a presença de todos os clientes e players do setor e dividir algumas fotos do encontro.
Deixe uma resposta