Explore os destaques do 15º Buildings Exclusive, onde executivos do mercado imobiliário corporativo analisaram dados positivos dos mercados de escritórios e condomínios logísticos no Brasil, com ênfase na expansão contínua e dinamicidade de cada setor.
Um dos maiores eventos do mercado imobiliário corporativo — o Buildings Exclusive — teve sua 15ª edição realizada ontem, 05/11, em São Paulo. Exclusivo para os clientes da plataforma Buildings CRE Tool, o BigData do mercado de Real Estate, o evento promoveu uma análise profunda de dados dos mercados de escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, além do setor logístico, apresentando um cenário positivo que consolida os dados do trimestre.
Além disso, novamente de casa cheia, o 15º Buildings Exclusive se mostrou um sucesso, ao contar com a presença de cerca de 400 executivos e players do mercado imobiliário corporativo.
Nesse sentido, reunir clientes e promover uma rica discussão de dados e ideias, já virou uma marca consolidada da Buildings. E desta vez, não seria diferente.
Por conseguinte, desta vez o encontro aconteceu no Empreendimento Arquipeo, na região da Vila Leopoldina, em São Paulo. Novo, o espaço oferece uma excelente infraestrutura, e faz parte do vasto portfólio da Brookfield Properties, parceira da Buildings de longa data.
Confira o teaser abaixo:
Escritórios em São Paulo: crescimento e absorção positiva são destaques do 15º Buildings Exclusive
Quem novamente esteve à frente da apresentação dos dados do 15º Buildings Exclusive foi Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings.
Como não seria diferente, esta edição trouxe uma visão consistente sobre os dados do mercado de escritórios em São Paulo, com foco nos indicadores do 3º trimestre de 2024 (positivos em praticamente todas as regiões).
A cidade de São Paulo possui 1639 edifícios Corporate prontos para ocupação (todas as classes), além de 43 imóveis em construção ou retrofit e 27 imóveis em projeto.
A absorção líquida do 3º trimestre foi positiva em todas as Classes, como abaixo:
- 134 mil m² no universo Corporate (todas as classes);
- 95,5 mil m² no Classe A (alto padrão);
- 10,01 m² no Classe B;
- 28,7 mil m² no Classe C.
Além disso, houve queda na taxa de vacância nos dois universos (todas as classes e Classe A).
Já o novo estoque entregue na cidade chegou a 68.103 mil m² (Classe A).
Outro destaque interessante do período foi o resultado de absorção líquida positiva pelo sexto trimestre consecutivo.
No comparativo por regiões, o resultado de absorção líquida positiva se destacou, conforme abaixo:
- Paulista (com 42 mil m²);
- Chucri Zaidan (com 23 mil m²);
- Pinheiros (com 20 mil m²);
- Nova Faria Lima (com 9,6 mil m²).
Apenas duas regiões apresentaram resultado negativo e pequeno: Ipiranga/Sacomã e Alto de Pinheiros/Perdizes.
De igual maneira, a atividade construtiva continua aquecida no 3º trimestre do ano, apresentando mais de 560 mil m² de novos edifícios em construção.
Confira no quadro abaixo os imóveis de perfil Classe A que serão entregues nos próximos trimestres, os quais foram destaque no 15º Buildings Exclusive.
Leia também:
– Mercado de escritórios do RJ alcança absorção líquida positiva de 53.970 m² no 3º trimestre de 2024
– Mercado de escritórios de São Paulo e setor logístico: destaques do 3º trimestre de 2024
Expansão e redução da vacância: o dinamismo do mercado de Condomínios Logísticos no 3º trimestre de 2024
Quanto ao mercado de condomínios logísticos, um destaque interessante apresentado no 15º Buildings Exclusive é que o setor já possui 1.092 condomínios prontos para ocupação. Isso representa 37,4 milhões de m² em todo o Brasil.
De igual maneira, a atividade construtiva continua a todo vapor: 4,6 milhões em construção para ser entregue nos próximos trimestres.
Quanto à taxa de vacância — um dos principais indicadores do setor —, apesar do volume de novas entregas no trimestre, caiu. Atualmente possui apenas 8,2% (3T/2024), um resultado extremamente positivo na série histórica.
Noutras palavras, o setor logístico tem absorvido bem as novas construções (muitas delas entregues já pré-locadas).
Quando se compara a evolução da absorção líquida em relação ao novo estoque, foram 694.775 m² de absorção líquida positiva e 524.872 m² de novo estoque entregue no período.
Um destaque da apresentação dos dados foi sobre onde estão as construções desses condomínios logísticos no Brasil.
São Paulo, claro, lidera o ranking. Mas, para surpresa de muitos, em segunda colocação aparece Santa Catarina, com 30,5% em construção de todo o estoque total do Brasil. Segundo o 15º Buildings Exclusive, o estado vem seguido por Minas Gerais, que representa 14,7% da atividade construtiva do país.
O Rio de Janeiro aparece em quinta colocação.
Veja mais detalhes no quadro abaixo:
Além disso, entre os maiores tomadores de espaços, novamente o Mercado Livre segue na liderança. Foram 10 locações no trimestre, totalizando 283 mil m² de novos espaços logísticos paras suas operações no Brasil.
A Shopee também fez 10 locações, contudo, o resultado em metragem quadrada foi bem menor: 52 mil m².
Recuperação carioca: a notável absorção líquida e queda na vacância
Um dos highlights mais importantes do encontro foi novamente a absorção líquida positiva do Rio. Vindo de um período intenso de crise cise, a cidade carioca registrou um aumento significativo em comparação ao trimestre anterior.
Nesse sentido, no universo Corporate (todas as classes), o volume de absorção líquida mudou de 13.944 m² no segundo trimestre, atingindo agora 25.076 m². Isso representa um aumento de 43,64% na comparação entre os trimestres.
Contudo, mais notável ainda foi o segmento de escritórios Classe A com uma absorção líquida extraordinária de 53.970 m².
Entre as movimentações de destaque, aparece o Projeto Imagine, que ocupou 33 mil m². São eles: MPC – Main Press Center e o IBC – Internacional Broadcasting Center. Ambos na região da Barra da Tijuca.
Já a taxa de vacância, outro importante indicador, teve uma queda interessante, para 25% (todas as classes) e 32% (Classe A). Embora permaneçam altas, apresentaram resultados melhores.
Agradecimentos
Por fim, nesta 15ª edição do Buildings Exclusive, a Buildings deixa um agradecimento especial aos patrocinadores: Brookfield Properties como Meeting Sponsor; Ocupantes – Corporate Real Estate como Networking Sponsor; John Richard e RealtyCorp como Sponsor e Barzel Properties e InvestCorp como Co-Sponsor.
Confira algumas fotos do evento:
Deixe uma resposta