Um dos principais eventos do mercado imobiliário corporativo, a 11ª edição do Buildings Exclusive foi realizada no dia 01/06 (quinta-feira). O encontro aconteceu no Edifício O Parque, em São Paulo, que faz parte do portfólio da Brookfield Properties. De casa cheia, esta edição reuniu mais de 320 executivos do mercado imobiliário.
Exclusivo para os clientes da plataforma Buildings CRE Tool, a 11ª edição do Buildings Exclusive promoveu uma rica interação entre clientes e players do setor. Além disso, apresentou os principais dados dos mercados de escritórios, setor logístico, shoppings, mercado de Santiago (escritório e novidades do logístico/industrial) e novas funcionalidades do CRE Tool.
A princípio, os números do 1T de 2023, bem como o histórico de outros trimestres, foram abordados no comparativo de resultados. Quem esteve à frente da apresentação foi Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings.
Nesta edição, o evento contou com a presença de Fernando Libardi (sócio-diretor) da Expansão Latam da Buildings. Morando em Santiago desde meados de 2019, ele compartilhou alguns destaques do mercado de escritórios no Chile. A absorção líquida no 1T de 2023 foi positiva em mais de 28 mil m², após três trimestres seguidos com resultados negativos (Corporate todas as Classes).
Além disso, a grande novidade do evento foi o lançamento do novo de Cap Rate na plataforma Buildings CRE Tool. Com essa nova funcionalidade, os clientes podem consultar a taxa de capitalização de uma potencial transação em determinado imóvel.
Este novo de Cap Rate, busca agilizar essa análise de capitalização baseando-se nos preços médios transacionados, de locação e de venda. Além de informar os preços pedidos e transacionados da região e, assim, propor um Cap Rate estimado. Para saber mais, e aqui.
Abaixo compartilhamos alguns destaques do evento:
Panorama do setor logístico no Brasil
O setor logístico teve um grande crescimento ao longo dos últimos anos, sobretudo no período mais intenso da pandemia. Prova disso foi o grande boom do e-commerce, com absorções líquidas chegando na casa de 1 milhão de m² em alguns trimestres. Embora o setor tenha desacelerado seu crescimento no 4T de 2022, continua com bons números e boas expectativas.
Observe o quadro abaixo:
Quando olhamos para a evolução da atividade construtiva de condomínios logísticos no Brasil, são mais de 4,38 milhões de m² em construção no 1T de 2023.
Ao mesmo tempo em que o preço médio pedido subiu para R$ 23,00, a taxa de vacância caiu para 10,5%. Era 11% no 4T de 2022.
Já a absorção líquida, conforme dados CRE Tool, saiu de 357 mil m² no 4T de 2022 para 443 mil m² no 1T de 2023.
Leia também:
– Barzel investe R$ 280 milhões em novo parque logístico em Minas Gerais
– Fundos de galpões logísticos e lajes corporativas vivem bom momento
– Shopee expande atuação no Brasil com a inauguração de dois novos CDS no Nordeste
Destaque para o Raio 30 km de São Paulo
Como todos sabem, quanto mais perto da capital, mais caros e procurados são os galpões logísticos. Isso acontece justamente pelo tempo de entrega do produto, um ativo no radar das empresas.
No raio de 30 km de São Paulo existem 166 condomínios logísticos, o que representa 6,5 milhões m² entregues. A taxa de vacância atual é de 8,0%. Destes, 73 condomínios são perfil A/AA/AAA, o que representa 4,5 milhões m² entregues; já a taxa de vacância é de 9,4%.
Observe outros mercados:
Mercado de Escritórios em São Paulo
O panorama geral da cidade de São Paulo aponta 11,8 milhões de m² de edifícios corporate, no total de 1.614 edifícios prontos. Há, ainda, 49 em construção ou retrofit e 23 em projeto.
Quando olhamos para a evolução da taxa de vacância do Corporate Classe A, ela chegou a 22,2% no 1T de 2023. A absorção líquida foi o grande destaque do 1T de 2023, ao ficar negativa em mais de 8 mil m², após seis trimestres seguidos de absorção líquida positiva.
Entre as grandes devoluções de empresas, destacam-se:
- A Meta, que devolveu 14.800 m² no Infinity Tower e Birmann 32;
- O Itaú, que devolveu 11.800 m² no CEAB;
- A Caixa Econômica, que devolveu 7.200 m² no São Luiz Gonzaga;
- A Shopee, que devolveu 4.200 m² no Birmann 32.
Agradecimentos
Nesta 11ª edição do Buildings Exclusive, a Buildings deixa um agradecimento especial aos patrocinadores: Brookfield Properties nas pessoas de Hilton Rejman, Patricia Beznos e Camila Haraoka, pela confiança e entrega exemplar. Também registramos nosso profundo agradecimento à Barzel Properties, à Brain Inteligência Estratégica, à John Richard, à RealtyCorp Consultoria Imobiliária e à Ocupantes – Corporate Real Estate, pelo apoio na realização desta edição.
Confira abaixo alguns cliques do encontro:
Já conhece o BigData do Mercado de Real Estate
Os dados e análises apresentados durante a 11ª edição do Buildings Exclusive foram obtidos no Buildings CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate. Além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional.
Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:
Deixe uma resposta